Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Conheça a instituição que ajuda mulheres a largarem as drogas

Entidade oferece tratamento para mulheres carentes com dependência química

Geral | 27 de Setembro de 2018 as 16h 07min
Fonte: Geovanna Klaus

Thiago Augusto Nogueira, fundador e administrador do Cartas |

Mulheres dependentes de drogas são discriminadas, tanto pelo mercado de trabalho como no convívio social e familiar. Muitas delas procuram ajuda para mudar de vida. Em Sinop existe o Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômano e Alcoolistas (CARTAS). Criado em 2015, o centro tem o objetivo de ressocializar mulheres carentes, moradoras de rua e usuária de substâncias lícitas ou ilícitas. Essa entidade fica localizada em uma chácara, na Comunidade Vitória.

Nessa exclusão das mulheres na sociedade, elas tornam-se muitas vezes, incapazes de suprir seus deveres básicos como, alimentação, moradia e saúde. Elas precisam de um tratamento adequado para poder voltar a ter o mínimo de dignidade humana.

Quem idealizou o lar foi um ex-usuário de drogas. Thiago Augusto Nogueira fundou o Cartas e hoje administra a instituição. Thiago percebeu por experiência própria que as pessoas nesse momento da vida precisam de ajuda.

No Centro, somente mulheres podem passar pelo tratamento. Atualmente são 11 que recebem auxílio. A idade delas varia de 21 à 54 anos. Todas recebem regras de convivência, na qual existe uma escala com os deveres de cada uma.

Elas participam de atividades como artesanatos, crochê, pintura em tecido, yoga, pilates, horta, e manutenção higiênica da casa em que residem.

http://gcnoticias.com.br/fotos/mega_noticias_fotos/10089/full/13565.jpg

Thiago diz que recebe doações de muitas empresas de Sinop, e também da prefeitura, mas que muitas vezes não é suficiente para manter a instituição.

O tratamento tem uma programação com 12 passos. São três meses de desintoxicação, depois vem a conscientização, e mais três meses de ressocialização. Cada etapa tem avaliação de especialistas. “Com seis meses a mulher vai para casa, e volta depois de alguns dias trazendo as dificuldades que encontrou no convívio social, e assim ajudamos no que cada uma precisa melhorar”, explica Thiago.

O GC notícias conversou com uma das mulheres atendidas pelo Cartas. Ela tem 27 anos e só percebeu que precisava de ajuda depois de cair no chão duas vezes, com princípio de overdose. “Debatia-me, estava torcendo meu corpo no chão e quase engolia a língua”, ela relembra.

A mulher começou usar drogas aos 16 anos e passou 11 anos sendo dependente. Ela conta que se alcoolizava e roubava para manter o vício. Após seis meses de tratamento, passou alguns dias em casa, onde ficou ansiosa para voltar. “Antes de eu sair eu tinha medo de voltar usar, mas vi que lá fora é o melhor lugar para praticar o que a gente aprende aqui dentro”, conta a dependente química em tratamento.

Depois que terminar os 12 passos do tratamento, ela diz que quer voltar estudar, se formar e construir uma família.

O Cartas é uma entidade de cunho filantrópico, genuinamente sinopense, mantida com doações da sociedade, sem vínculo com nenhuma instituição religiosa. Para conhecer e apoiar o trabalho do Cartas basta entrar em contato através do telefone: (66) 99633-5523.

http://gcnoticias.com.br/fotos/mega_noticias_fotos/10089/full/13566.jpg