Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Consumo consciente de água é alerta constante

Geral | 20 de Março de 2015 as 14h 50min
Fonte: GC Notícias com Assessoria

Mato Grosso é o 8º estado brasileiro que mais consome água no Brasil. Este dado faz parte do estudo “Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto”, divulgado no mês de janeiro deste ano pelo Ministério das Cidades. A pesquisa aponta que diariamente cada habitante consome cerca de 165,1 litros de água, enquanto apenas 110 litros diários seriam suficientes, conforme indicações da Organização das Nações Unidas (ONU).

O consumo excessivo, sem a consciência de que no futuro pode haver escassez do recurso, é uma das preocupações que levam a Nascentes do Xingu, empresa que administra a concessionária Águas de Sinop, a orientar constantemente a população sobre o consumo moderado. “A ideia não é deixar de utilizar a água, mas desenvolver a consciência de que é preciso poupá-la”, frisa o diretor-presidente da empresa, Joubert Meneguelli.

De acordo com Meneguelli, reduzir o consumo de água dentro de casa ajuda não só a amenizar o impacto sobre o meio ambiente como a economizar na conta no fim do mês. “É necessário ter sempre em mente que se o recurso não for utilizado de maneira consciente, gera desperdícios e pode pesar no bolso do usuário. Medidas simples, como consertar uma torneira pingando, resolver vazamentos internos e tomar banhos rápidos, economizam muito e diminuem o valor da conta mensal”, ressalta.

Em todas as cidades onde atua, a Nascentes do Xingu tem adotado medidas para conscientizar a população com campanhas educativas e projetos socioambientais e monitora perdas no sistema com trabalhos como o geofonamento, que corrige vazamentos não-visíveis na rede. Porém, o envolvimento dos usuários é vital. O que acontece na região sudeste é um alerta: a água é um recurso finito e precisamos manter este bem valioso ao alcance de nossas futuras gerações.