Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Leve queda

Conta de energia elétrica tem redução de 2,22% em MT

Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou reajuste nesta terça-feira (7)

Geral | 07 de Abril de 2015 as 17h 18min
Fonte: Redação

A conta de energia elétrica das residências dos mato-grossenses deverá ficar 2,22% mais barata a partir desta quarta-feira (8). O reajuste das tarifas praticadas pela Energisa, concessionária da distribuição de energia elétrica em Mato Grosso, foi aprovado em reunião pública nesta terça-feira (7) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com base na variação dos custos do setor.

Ao todo, 1,2 milhão de unidades consumidoras serão contempladas com a redução tarifária nos 141 municípios de Mato Grosso, mudança válida pelo período de um ano e que não abrange somente residências, mas todos os demais consumidores de baixa tensão, como estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

Um dos fatores que levaram à variação negativa da tarifa este ano para os mato-grossenses foi o benefício de mais prazo recebido pelas concessionárias de energia elétrica no país para quitação de empréstimos contraídos no mercado para cobrir os gastos de operação das usinas termelétricas. Com 54 meses para pagamento da dívida, em vez do prazo anterior de apenas 24 meses, as concessionárias têm condições de reduzirem o valor da tarifa, segundo a Energisa.

Já para as indústrias, entretanto, o reajuste definido pela Aneel foi para cima, encarecendo a tarifa por alta tensão em 3,42% devido à alta dos custos de operação. Por sua vez, a classe de tensão média terá redução de 0,38% na tarifa em Mato Grosso.

De acordo com nota publicada pela Aneel, as variações nas tarifas dizem respeito à oscilação dos custos e encargos que a Energisa teve no ano para realizar o serviço de distribuição da energia elétrica, com incidência do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).