Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Polícia Judiciária Civil

Corrida De Cara Limpa Contra às Drogas une adeptos ao esporte na Capital

Geral | 10 de Outubro de 2016 as 09h 14min
Fonte: Luciene Oliveira | PJC-MT

| Foto: Assessoria

Um evento que trouxe como mensagem a celebração da vida. Assim a corrida de rua "De Cara Limpa Contra às Drogas" chegou, neste domingo (09.10), à 7ª edição, unindo atletas profissionais e adeptos à prática de esporte da região metropolitana e do interior do estado. A competição contou com as categorias geral e policial, masculino e feminino.

A concentração e largada dos mil participantes ocorrerão em frente ao barracão de vistoria do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). Os cinco primeiros colocados das duas categorias, feminino e masculino, receberam premiação em dinheiro, troféus e medalhas.

A Corrida De Cara Limpa Contra às Drogas é um evento da Polícia Judiciária Civil (PJC), inserido no programa social de prevenção às drogas lícitas e ilícitas. A atividade esportiva conta com a ajuda de mais de 60 policiais civis voluntários, policiais militares e bombeiros, patrocínio de empresas privadas e apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Cuiabá.

O delegado geral da Polícia Civil, Rogério Atílio Modelli, que concilia a prática esportiva com a função de gestor da instituição, destacou que a Polícia Civil planeja ampliar o número de vagas da corrida, para que mais pessoas possam participar. "Realmente, devido à função, a atividade física é minha primeira atividade do dia. E essa corrida é um evento bastante tradicional, que a cada ano tem conseguido mais inscrições, porém, o número é limitado. Temos trabalhado para ampliar o número de inscritos, para que mais pessoas possam participar", afirmou.

A gerente do programa, Laura Lea Correa da Costa, disse que o evento está inserido no calendário de corridas de rua de Cuiabá, com o objetivo de alertar adultos e jovens sobre os malefícios das drogas. "O objetivo é aproximar a sociedade da Polícia Civil, unindo o esporte no combate ao tráfico de drogas e o uso de entorpecentes".

 

União

O espírito de união familiar e entre pessoas de diferentes faixas etárias é um dos ingredientes que faz a Corrida De Cara Limpa Contra às Drogas ser considerada especial por muitos participantes. Um exemplo disso é a dona Edna Oliveira, que participa pela quarta vez e neste ano veio acompanhada dos três filhos, Pabyla Cristina Oliveira, 10 anos, e dos filhos mais velhos,  Julio César Oliveira e Ana Paula Oliveira.

"Eu amo essa corrida, é muito bem organizada. Gosto de correr em todas, mas essa é maravilhosa, especial. Gosto e estou acompanhada dos meus filhos. Graças a Deus estou com boa saúde, e feliz", declarou Edna.

Não é o percurso de 5 km, considerado pequeno para tantos atletas acostumados a desafios maiores, que atrai o público, como destaca o delegado Marcel Gomes de Oliveira. "Quatro anos de polícia e é minha quarta corrida. Essa é uma prova diferente, pelo fato de agregar colegas da Capital e do interior", disse.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, esteve presente na corrida e falou sobre a importância do programa como forma de prevenção às drogas. "Esse é um dos trabalhos sociais das forças policiais, que têm colaborado muito para evitar com que crianças e adolescentes entrem no mundo das drogas", frisou.

 

Classificação

Os cinco primeiros colocados na 7ª Corrida De Cara Limpa Contra às Drogas subiram ao pódio para receber a premiação pelo esforço e dedicação à atividade esportiva. Na categoria Polícia Civil feminino, a escrivã da Delegacia de Entorpecentes, Deise Leite, levou o primeiro lugar. Ela falou da tranquilidade do percurso, mas disse que o calor acaba exigindo mais do atleta. "O que castiga é o calor. Mas a qualidade de vida é maior e quando você participa não tem tempo para outros vícios", destacou, referindo-se ao fato de estar “viciada” em corridas.

Pelo sexto ano consecutivo na competição e pela sexta vez campeão, o investigador Eládio Crisóstomo, de Barra do Garças, conquistou a prova com o tempo de 00:17:31. É um atleta profissional, que já participou de várias competições pelo Brasil afora. "É uma honra participar dessa corrida por ser muito bem organizada, não perde para nenhum evento que tenho participado. É dedicação o tempo todo. O ano todo de treino. Isso faz parte do meu dia-a-dia", disse.

Na categoria geral, a atleta profissional Nadir Sabino, foi a ganhadora de todas as edições da Corrida de Cara Limpa Contra às Drogas. "Enquanto tiver corrida vou participar, seja como figurante, como atleta principal. Acho que qualquer coisa que você usa que não vai fazer bem para você é uma espécie de droga. O esporte é um vício gostoso e gostaria de deixar uma mensagem para pessoas: venha fazer atividade física, venha para o esporte, principalmente as crianças. Parabéns para os organizadores dessa corrida", disse.

Pela primeira vez na corrida, Urias Yostaque de Lima estreou com vitória. Ele conquistou o primeiro lugar na categoria geral masculino. "É uma corrida bonita, que serve de exemplo para outras pessoas".

 

Confira os primeiros colocados de cada categoria

Categoria Policial Civil, feminino: 1º. Deise Leite (0026:34); 2º. Lidiana Lisboa (00:26:40); 3º. Precila Maria Zilmer (00:26:54); 4º. Ronilde Maria da Silva (00:27:04); 5º. Patrícia Ortiz (00:27:20).

Categoria Policial Civil, masculino: 1º. Eládio Crisostomo (00:17:31); 2º. Luiz Fernando Ferreira de Almeida (00:18:15); 3º. Kleberson Lima (00:19:01); 4º. Otony Campos Leite (00:19:59); 5º. Wallace Lara Cruz de Oliveira (00:20:18).

Geral, feminino:  1º. Nadir Sabino (00:19:23); 2º. Andrea Cabral Andrade Luchini (00:19:48); 3º. Cassia Vicente de Miranda Hondo (00:20:07); 4º. Ana Paula Alves Silva (00:20:19); 5º.Lenir Antonia de Sene (00:20:57).

Geral, masculino:  1º. Urias Yostaque de Lima (00:15:04); 2º. Alison Vinicius Leão Costa (00:15:10); 3º. Fernando da Silva (00:15:32); 4º. Ivan Tulio Martins Ordano (00:15:59); 5º. Emerson Juara (00:16:26).

A classificação de todos os participantes será disponibilizada no site da Morro Cronometragem.

 

Pelotão Especial

Uma das novidades deste ano foi a participação de 10 atletas PCDs (Pessoas com Deficiência), como a cadeirante Amanda Dias, que há pouco tempo participa de corridas de rua. Ela destacou a sensação de liberdade em poder competir. "A gente esquece por alguns momentos que é cadeirante. A prática do esporte é muito importante para todo mundo, mas para o cadeirante é ainda mais. Meu plano é continuar. Quero fazer paracanoagem também", disse.

Da mesma forma, o policial militar aposentado, Douglas Barros, que sofreu uma lesão medular depois de levar um tiro durante uma ocorrência de assalto, disse que o esporte trouxe vida para ele. "Renasci novamente no esporte. Participo de corrida, canoagem e ciclismo".