Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 01 de Maio de 2024

Menu

Investigação

CPI dos Frigoríficos recebe documentações das empresas

Geral | 10 de Maio de 2016 as 18h 04min
Fonte: Assessoria

| Foto: Bruno Cidade – Assessoria

Após analisar a documentação, o presidente da CPI, deputado Ondanir Bortolini (PSD), Nininho garantiu que algumas empresas serão novamente notificadas para encaminhar os dados que ainda faltam no relatório.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos recebeu na manhã dessa terça-feira (10), as respostas dos requerimentos encaminhados às empresas e órgãos públicos com informações para serem analisadas pela equipe técnica e também pelos deputados que compõe a Comissão.

Após analisar a documentação, o presidente da CPI, deputado Ondanir Bortolini (PSD), Nininho garantiu que algumas empresas serão novamente notificadas para encaminhar os dados que ainda faltam no relatório.

O presidente da CPI também lembrou que a Comissão fará reuniões em seis cidades pólos do Estado, o que, em sua avaliação irá contribuir diretamente para a elaboração do trabalho de conclusão, "principalmente porque iremos ouvir as bases, onde lida diretamente com os problemas gerados pelos fechamentos dos frigoríficos”, afirmou Nininho.

Após divulgar as empresas que colaboraram na entrega dos documentos, o relator da CPI, deputado José Domingos Fraga (PSD), pediu providências quanto à Associação Nacional dos Confinamentos (Assocon) para busca e apreensão na documentação solicitada que atenda os interesses da equipe técnica da Comissão.

“Eles não enviaram números dos confinadores alegando que seja confidencial, mas, vamos pedir novamente, e caso não sejamos atendidos, a CPI tem prerrogativa de busca e apreensão nessas documentações”, revelou Zé Domingos.

A Assocon tem sede em Goiânia e trabalha para representar os confinadores junto aos órgãos públicos e privados, em defesa dos interesses do grupo e do sistema de produção.

Na reunião de hoje, a CPI recebeu por intermédio do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), o relatório contendo relação nominal e quantidade das empresas frigoríficas de abate de bovinos, que possuem Serviço sob Inspeção Municipal (SIM) com seus respectivos CNPJ, nos últimos dez anos.

A próxima reunião programada para o dia 17 deste mês será apenas com a equipe técnica e os deputados, fechada, para debaterem assuntos referentes à reunião especial do dia 20 deste mês na Câmara Municipal de Mirassol D’ Oeste.

Para a reunião especial em Mirassol D’ Oeste, foram convocados prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais dos municípios de: Mirassol D’ Oeste (Elias Mendes Leal e Sérgio dos Santos, respectivamente); São José dos Quatro Marcos (Carlos Roberto Bianchi e Renilson Senhorinho); de Cáceres (Francis Maris Cruz e Márcio de Lacerda); Pontes e Lacerda (Donizete do Nascimento e Pedro Vieira), além dos produtores rurais Amarildo Merotti e João Oliveira Gouveia. Também foram convocados o diretor do frigorífico MT Bovino de Mirassol D’ Oeste, Roberto César dos Santos e o diretor do frigorífico JBS de São José dos Quatro Marcos, Marcelo Zanata.

A reunião especial que acontecerá em Mirassol D’ Oeste trata-se da primeira de seis programadas para o interior. Na sequência os municípios: Nova Xavantina, Sinop, Juara, Alta Floresta e Rondonópolis.

Além do presidente Nininho, e do relator da CPI, deputado José Domingos Fraga (PSD), também participaram da reunião desta terça-feira, os deputados Eduardo Botelho (PSB) e Pedro Satélite (PSD).