Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Segurança pública

Curso preparatório para armar a guarda civil começa em Sinop

51 guardas municipais devem começar trabalhar armados no segundo semestre de 2018

Geral | 29 de Novembro de 2017 as 16h 20min
Fonte: Redação com assessoria

| Foto: Maurício Vitorino

A prefeita Rosana Martinelli (PR) assinou nessa terça-feira (28) a ordem de serviço para início do curso de formação de 51 guarda civis municipais, que irão auxiliar na segurança pública, em Sinop. O efetivo terá aulas teóricas e práticas durante seis meses, totalizando 500 horas/aula, para cada matéria haverá uma avaliação e, ao final, eles serão submetidos à avaliação psicológica de estabilidade emocional para fins de porte de arma de fogo. Durante a cerimônia, a prefeita lembrou que esse é um dos compromissos de sua gestão, de investir na segurança pública.

Para o curso de formação serão investidos R$ 112 mil reais de recursos próprios, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano. A empresa vencedora do processo licitatório é do Estado de São Paulo e, segundo o secretário Mauro Garcia, a exigência é de treino prático com 150 tiros, sendo que durante o curso os guardas farão aulas práticas com o dobro exigido pela legislação, ou seja, 300 tiros.

De acordo com o consultor da empresa vencedora da licitação, Elvis de Jesus, o curso é composto de 22 disciplinas, reguladas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, atendendo a matriz curricular para formação de profissionais de segurança, que passam por aulas que vão desde relacionamento interpessoal, ética profissional e se encerra na fase do curso de armamento e tiro. Para isso, foi desenvolvida uma plataforma de educação à distância (EAD), para algumas aulas teóricas e toda a parte prática do curso será realizada em Sinop.

Durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, realizada na Câmara Municipal de Sinop, o guarda civil municipal Altair Pereira Antunes discursou representando todo o efetivo da Guarda Civil Municipal e destacou o compromisso dos servidores com a sociedade sinopense. “O dia de hoje pra nós é uma vitória e uma vitória também para o cidadão de Sinop. O patrimônio da cidade é o cidadão e é o cidadão que vamos proteger”, assegurou.

Também participaram da cerimônia os vereadores Joacir Testa (PDT) e Dilmair Callegaro (PSDB), o delegado Regional da Polícia Civil, Sérgio Ribeiro, o comandante Regional do Corpo de Bombeiros, coronel Hector Péricles, representante da Polícia Militar, secretários municipais e guardas civis.