Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Dê seu Imposto de Renda para as crianças

Fundo da Criança e do Adolescente de Sinop pode ser beneficiado com o tributo

Geral | 27 de Março de 2015 as 16h 04min
Fonte: Jamerson Miléski

Ao invés de destinar o Imposto de Renda para o Governo Federal, deixar ele na cidade, ajudando as crianças e adolescentes. Esta é a proposta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sinop (CMDCA), juntamente com a Prefeitura de Sinop. Através de uma campanha lançada nesta sexta-feira, o conselho tenta estimular a arrecadação de Imposto de Renda para o Fundo da Criança e Adolescência de Sinop.

A campanha será aberta logo mais, as 18h, na Câmara Municipal de Vereadores, com a palestra da auditora fiscal da Receita Federal, Alessandra de Arruda Amorim. Estarão presentes representantes dos 14 municípios que compõem o polo de Sinop, o Conselho Estadual de Contabilidade e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Desde as 14h horas esses representantes recebem explanação das informações.

Como funciona?

As pessoas que realizam a declaração anual do Imposto de Renda podem destinar 6% do imposto devido para o Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.  As empresas também podem destinar até 1% do Imposto de Renda para o fundo. O recurso será utilizado para financiar projetos de instituições e entidades que atuam em Sinop e que realizam trabalhos voltados para crianças e adolescentes. Os interessados podem entrar em contato na Casa dos Conselhos pelo telefone 3531-2791 para mais informações.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é responsável pela administração do recurso e também em analisar e aprovar os projetos apresentados pelas entidades já cadastradas no conselho.

 

Prefere arte e cultura?

Se você é empresário ou pessoa física, residente em Sinop, não quer largar o dinheiro do Imposto de Renda direto na mão do governo, mas também não vê muito motivo em depositá-lo em um Fundo de amparo a Criança, sua outra opção local é tirar a grana do “leão” e colocar em arte.

Aprovado em fevereiro deste ano, o projeto de incentivo a Cultura, de autoria da artista Mari Bueno, tem permissão de recolher R$ 1,1 milhão em Imposto de Renda para recobrir as paredes da nova Igreja Santo Antônio com arte sacra.

A arrecadação vem através da Lei Rouanet de incentivo a cultura. Empresas podem destinar até 4% do valor total de imposto para o projeto. Pessoas físicas, 6%. Ou seja, ao invés de passar todo o montante de imposto de renda para o governo, o contribuinte destina parte para o projeto cultural. Além de incentivar a arte, as empresas ainda recebem como bônus a divulgação por apoiar o projeto.

A obra só começa quando pelo menos 20% do montante for recolhido. Todas as compras e gastos precisam ser prestados ao Ministério. O ateste final para a aprovação do projeto é uma carta do bispo da diocese (mantenedor do prédio beneficiado pelo incentivo), confirmando que a arte proposta foi executada.