Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Previsão

Defesa Civil faz alerta sobre contato com chuva ácida após período de seca

Possibilidade de chuva varia entre 20% a 50% em Sinop durante a semana

Geral | 26 de Setembro de 2017 as 14h 25min
Fonte: Redação com G1 MT

Fortes chuvas costumam alagar ruas e avenidas de Sinop | Arquivo GC Notícias

A temperatura máxima prevista para esta quarta-feira (27) em Sinop é de 36º C. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), durante toda semana existe a possibilidade de pancadas de chuva. A temperatura mínima prevista é de 25º C. A umidade relativa do ar durante toda semana deve ficar entre 50% e 70%.

A Defesa Civil orienta que nesta semana seja evitado o contato com a chuva. As precauções necessárias se deve à formação de substâncias químicas que dão acidez à água da chuva após um período de seca.

Dentre os principais responsáveis pelo acúmulo de poluentes estão os incêndios, depois a queima dos combustíveis nos veículos e o lançamento de substâncias por chaminés das indústrias.

As substâncias como gás carbônico, monóxido de carbono, partículas de nitrogênio e enxofre liberadas pelo fogo e pela fumaça são lançadas na atmosfera e, por causa do tempo seco, os gases se acumulam. Misturados ao vapor de água, voltam para a terra em forma de chuva, a chamada chuva ácida.

De acordo com os dados do Inpe, durante toda a semana a possibilidade de pancadas de chuva varia entre 5% e 80%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal para a saúde da população é que a umidade relativa do ar seja de 60%.