Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Prestígio

Delegado de Sinop irá palestrar em evento da Interpol

Policial Federal é convidado para instruir agências sobre investigação de crimes ambientais

Geral | 05 de Abril de 2016 as 17h 27min
Fonte: Jamerson Miléski

O delegado da Polícia Federal de Sinop, Samir Zugaibe será um dos instrutores do 14º Programa Mundial de Interpol sobre a Luta Contra Corrupção, Crimes Financeiros, Recuperação de Ativos e o Combate da Corrupção no Setor Florestal. O evento será realizado na capital da Argentina, Buenos Aires, entre os dias 10 e 16 de abril. Agentes das forças policiais e agências de investigação dos países da América Latina e dos Estados Unidos participarão da capacitação.

Zugaibe foi convidado para partilhar a sua experiência no combate de crimes ambientais. Lotado na Polícia Federal de Sinop há 7 anos, o delegado participou de aproximadamente 30 operações ambientais (que compreendem a investigação, o processo de busca e apreensão, prisão dos envolvidos, interceptações telefônicas, entre outras ações). A mais expressiva foi a Arco de Fogo, deflagrada em 2008, para conter o desmatamento na região Amazônica e que teve como epicentro a cidade de Sinop. “Estamos preparando uma apresentação com a experiência da delegacia de Sinop no combate dos crimes ambientais, contendo as instruções, a forma de operação e os resultados obtidos que serão partilhados com as outras agências de investigação da América Latina e Estados Unidos”, comentou Zugaibe.

Outros dois delegados da Polícia Federal Brasileira foram convidados à participar do evento. O delegado Márcio Anselmo, da Polícia Federal do Paraná, irá partilhar a experiência no combate a corrupção, enfatizando entre outros, os resultados da Operação Lava Jato – um marco sul-americano no combate aos crimes de colarinho branco.

O terceiro membro da PF a participar do evento da Interpol é o delegado da Polícia Federal de Pernambuco, Wagner Furtado Menezes, que fará uma apresentação sobre Crime Financeiro e Recuperação de Ativos. Ele é especialista em investigação de crimes relacionados a lavagem de dinheiro e coordenou diversas operações nesse campo. A mais recente, em dezembro de 2015, investigou desvios de recursos públicos na Hemobras – uma estatal que desenvolve pesquisas relacionadas ao sangue. Nessa operação, o diretor da Hemobras chegou a arremessar maços notas de R$ 50,00 pela janela do seu apartamento para tentar se livrar das provas.

A participação dos delegados da Polícia Federal no evento internacional mostra a credibilidade da agência junto aos demais países.