Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Demora na entrega de fertilizantes pode atrasar plantio da nova safra de soja em MT

Revendedores de fertilizantes estão preocupados com a falta de material.

Geral | 17 de Julho de 2018 as 08h 33min
Fonte: G1 MT

A cerca de 60 dias do início da nova safra de soja, produtores rurais em Mato Grosso temem atraso na plantação por causa da demora na entrega de fertilizantes utilizados para preparar o solo, reflexo da demora no tabelamento de preços do frete.

Dono de uma fazenda Sinop, a 503 km de Cuiabá, o produtor Gilberto Baldissera explicou que 40% dos 1,5 mil hectares precisam ser colhidos, mas que, até o momento, recebeu apenas duas cargas de fertilizantes, sendo uma de adubo e outra de fósforo.

"Nós encomendamos cerca de uma tonelada de adubos e ainda não chegaram. O prazo para início no plantio já está chegando", disse.

O produtor rural explicou que também espera a chegada de 900 toneladas de calcário, que é o primeiro insumo aplicado no solo.

"Já era para estarmos incorporando o solo, porque ele precisa estar pronto cerca de 50 dias antes do plantio", afirmou.

Tabela de frete

Conforme os produtores, a demora no tabelamento dos fretes – que tem dificultado o escoamento dos grãos que já foram colhidos – também impactam no plantio, uma vez que, normalmente, os caminhões que levam as cargas até os portos retornam para as fazendas com os fertilizantes.

Segundo o Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso (Cearpa), o travamento na tabela de preços do frete prejudica todo o setor agropecuário.

Os revendedores de fertilizantes, por exemplo, estão preocupados com a falta de material para repassar aos clientes.

Em uma empresa de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, a quantidade de insumo recebidos é 30% menor, comparado com o mesmo período de 2017.

Segundo o gerente comercial Igor Ferreira, a empresa comercializa cerca de 90 mil toneladas de fertilizantes.

"Pela nossa programação, esses fertilizantes já deveriam estar 100% dentro dos nossos estoques", contou.