Boa tarde, Domingo 18 de Agosto de 2019

Geral

Depois de 2 meses, caminhão varredor começa operar

Equipamento de R$ 810,9 mil agilizará a limpeza urbana

Limpeza Urbana | 14 de Maio de 2019 as 11h 02min
Fonte: Jamerson Miléski

Depois de ficar parado dois meses no pátio da Secretaria de Obras de Sinop, o caminhão varredor adquirido pela prefeitura enfim começou a ser utilizado na limpeza urbana. A primeira operação do equipamento que faz a limpeza mecânica de ruas e avenidas foi na noite de ontem, em um trecho curto, na Avenida dos Jacarandás, esquina com Avenida dos Jequitibás.

Segundo o secretário de Obras, Daniel Brolese, a equipe que opera o equipamento ainda está em fase de adaptação. “Foi um primeiro trabalho e a partir de agora intensificaremos o uso do equipamento”, comentou.

O que deixou o caminhão parado por dois meses foi a burocracia. A secretaria teve que fazer a documentação do veículo junto ao Detran, a Receita Federal e por fim, registrar no patrimônio municipal. Ainda foi preciso fazer o cartão específico, no sistema de abastecimento da frota. “É algo comum toda vez que adquirimos um novo equipamento para frota”, acrescentou o secretário.

A partir de hoje o caminhão varredor será utilizado na limpeza das ruas e avenidas, sempre no período noturno. Conforme Brolese, a presença de veículos estacionados impede a operação durante o dia. O equipamento trabalhará em turno de 6 horas, começando pelo centro da cidade e, posteriormente, nos bairros.

O caminhão varredor é um equipamento robusto capaz de varrer as ruas em uma velocidade de 9 quilômetros por hora. Todo sistema de varrição é operado de dentro da cabine do caminhão, a partir de um painel de controle. O caminhão possui duas escovas circulares, com um metro de diâmetro, movidas por um motor de 115 cavalos de potência. São elas que fazem a limpeza bruta. O equipamento também conta com um tanque com capacidade para 900 litros de água, que são aspergidas durante a varredura. O modelo adquirido pela prefeitura de Sinop conta ainda com uma bomba de sucção, ideal para limpeza de bueiros e bocas de lobo.

De acordo com as especificações técnicas do fabricante, o caminhão com varredor mecânico tem uma produtividade de 64,8 mil metros por dia – considerando uma jornada de trabalho de 7,2 horas. Um servidor da prefeitura consegue varrer, no máximo, 2 mil metros lineares por dia. Como a faixa de varrição do caminhão é mais larga, o equipamento mecânico consegue produzir o equivalente a 74 pessoas varrendo as ruas.

COMENTARIOS