Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Desembargador nega soltura de ex-comandante da PM em MT preso por grampos

Coronel Zaqueu Barbosa está preso há uma semana em Cuiabá, assim como um cabo da PM.

Geral | 30 de Maio de 2017 as 13h 37min
Fonte: G1 MT

Comandante da Polícia Militar de Mato Grosso em 2015, coronel Zaqueu Barbosa | (Foto: Gcom-MT)

O desembargador Paulo da Cunha negou, nesta terça-feira (30), pedido de soltura do ex-comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Zaqueu Barbosa. Ele está preso há uma semana na sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope) pela suspeita de envolvimento em um esquema, operado por PMs, que grampeou jornalistas, políticos, advogados e médicos, entre outras pessoas, nos anos de 2014 e 2015. Ainda cabe recurso da decisão.

A prisão preventiva de Zaqueu foi decretada pelo juiz Marcos Faleiros, da 11ª Vara Militar, porque o coronel, que comandou a PM em 2015, teria dado a ordem para as interceptações telefônicas clandestinas. Também está preso o cabo Gerson Luiz Ferreira Correa Junior, responsável pelos pedidos à Justiça para inclusão dos telefones das vítimas numa suposta investigação de tráfico de drogas envolvendo PMs.

Um dos argumentos usados pelo advogado Flávio Ferreira ao pedir a soltura do coronel foi que a decretação da prisão não poderia ter ocorrido antes da instauração de inquérito policial. O desembargador, porém, afirma que quando Zaqueu foi preso já havia sido instaurado inquérito na PM para apurar o caso.

O desembargador afirma ainda que a Justiça e o Ministério Público foram induzidos ao erro, "com a finalidade de se obter a invasão de privacidade de diversas pessoas, algumas inclusive com prerrogativas de foro, para atender interesses pessoais ilícitos". Para ele, é necessário manter a prisão de Zaqueu devido à gravidade dos fatos apurados e para manter a ordem pública.