Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Dez bairros já contam com serviço de coleta e tratamento de esgoto ativo

Moradores podem fazer a ligação na rede de coleta e tratamento

Geral | 05 de Maio de 2017 as 16h 56min
Fonte: Redação com Assessoria

Em 10 bairros da cidade de Sinop o esgoto produzido pelas residências é coletado e levado para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Curupy, localizada na Estrada Áurea. Cerca de 9 mil domicílios já podem aposentar suas sépticas – o que corresponde a aproximadamente 23% da cidade.

A conexão e tarifação do serviço está autorizada pelo Poder Municipal e liberada nos bairros Cidade Jardim, Residencial Norte (parte), Jardim Primavera, Industrial Norte (parte), Orquídeas, Jardim das Palmeiras (parte), Jardim das Violetas (parte), Parque das Araras (parte), Jardim das Oliveiras II e Daury Riva.

Nestes bairros, nas ruas onde o serviço está disponível, o morador passou a ter na calçada um “ramal de ligação” à rede de esgoto. É de responsabilidade do morador fazer a conexão das instalações internas da residência a este ramal. As fossas sépticas devem ser aterradas e isoladas para garantir a preservação ambiental.

Nas residências onde o serviço está disponível, com o ramal de ligação instalado nas calçadas, o valor cobrado pela tarifa de esgoto entra em vigor e passa a ser de 100% sobre a tarifa de água, ou seja, quem consome até 10m³ e paga o equivalente a R$ 25,50, passará a pagar R$ 51,00 pelos serviços de abastecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto. O valor é alterado de acordo com o consumo de cada residência.

Nesta primeira etapa de obras, 23% da cidade tem acesso ao serviço, a meta é que nos próximos dois anos, 50% dos moradores tenham esgoto coletado e tratado. Já a rede de abastecimento de água tratada beneficia 100% da população da área urbana.

A falta de tratamento do esgoto contribui para elevação de índices de doenças de veiculação hídrica. Desde janeiro de 2016, a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop registrou mais de 4 mil casos de atendimentos a doenças diarreicas, diretamente ligadas a contaminação da água por bactérias ou parasitas existentes nas fezes humanas.