Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Dois pacientes morrem com suspeita de leptospirose em MT

Equipes da Secretaria de Saúde estão em Colniza para investigar os casos

Geral | 17 de Abril de 2018 as 10h 37min
Fonte: G1 MT

Leptospirose é transmitida através da urina de rato | (Foto: Reprodução)

Duas mortes por suspeita de leptospirose, em Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, estão sendo sendo investigadas pela Vigilância Epidemiológica, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). As mortes ocorreram nos dias 29 de março e 7 deste mês.

A doença infecciosa é causada por uma bactéria (Leptospira spp) que penetra na pele a partir do contato com água contaminada, principalmente, pela urina dos ratos.

Conforme o órgão, no sábado (14) equipes da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Ambiental, junto com técnicos do Escritório Regional de Saúde de Juína, a 737 km da capital, seguiram para Colniza para uma investigação conjunta com a Vigilância em Saúde de Colniza.

Os profissionais devem ficar no município por 15 dias até a conclusão dos trabalhos. Eles devem analisar os prontuários médicos e ouvir parentes e amigos dos dois pacientes que morreram e de outras pessoas que tiveram quadro de saúde semelhantes e que foram atendidos pela rede municipal de saúde.

A SES informou que a confirmação do diagnóstico para leptospirose só será possível depois que forem finalizadas as investigações e os resultados laboratoriais específicos estejam disponíveis.

Abaixo, seguem algumas informações sobre a leptospirose, de acordo com o Ministério da Saúde:

O que saber e o que fazer:

Como se pega a leptospirose?

Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminadas poderá se infectar. A Leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão.

Quais os sintomas?

Os sintomas mais freqüentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas).

Quanto tempo demora para a doença aparecer?

Os primeiros sintomas podem aparecer de um a 30 dias depois do contato com a enchente. Na maior parte dos casos, aparece 7 a 14 dias após o contato.

Como é feito o tratamento da leptospirose?

O tratamento é baseado no uso de antibióticos, hidratação e suporte clínico, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados.

Como evitar a doença?

Evite o contato com água ou lama de enchentes e impeça que crianças nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos. Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (se isto for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).