Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Duas fazendas da Boi Gordo que irão a leilão foram ocupadas por assentados em MT

O leilão das áreas será feito no dia 9 de novembro.

Geral | 25 de Outubro de 2017 as 16h 45min
Fonte: G1 MT

| (Foto: Lut Leilões/ Divulgação)

Duas das treze fazendas da Massa Falida Boi Gordo, localizadas em Comodoro, a 707 km de Sinop, que vão a leilão no dia 9 de novembro, foram ocupadas por assentados há cerca de cinco anos. Segundo os posseiros, cerca de 500 famílias moram nas fazendas Realeza do Guaporé I e Realeza do Guaporé II, ambas localizadas na BR-174.

De acordo com a Justiça de São Paulo, onde o processo de falência da empresa tramita, os grileiros não têm a posse da área e a ocupação é ilegal.

De acordo com o enfermeiro Marcelo Faustino de Oliveira, que ocupou parte da área há três anos, a associação dos assentados tenta regularizar a situação da área, porém sem sucesso.

“Estamos tentanto comprar a área que ocupamos. Já oferecemos mais do que o valor apontado no leilão para a Justiça, mas esbarramos em algumas burocracias”, contou.

Uma audiência de conciliação foi agendada para a próxima sexta-feira (27) após intervenção do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). No dia 11 de outubro, o presidente do órgão, desembargador Rui Ramos, acatou o pedido do deputado Valdir Barranco (PT) protocolar um requerimento solicitando a intervenção e mediação do conflito.

Leilão das propriedades

As fazendas da empresa, que decretou falência em 2004, estão sendo vendidas por determinação judicial para o ressarcimento das vítimas da pirâmide financeira. Com os leilões, os mais de 32 mil credores da empresa devem reaver o dinheiro investido. O caso da Boi Gordo ficou conhecido no Brasil como um dos maiores episódios de falência envolvendo pirâmides financeiras.

Os dados sobre as fazendas estão disponíveis no site da Lut Leilões.

Criada em 1988, a empresa Fazendas Reunidas Boi Gordo iniciou em 1996 processo de abertura de investimentos em animais. Era um sonho para investidores que receberiam, após 18 meses, o lucro da venda do boi engordado com promessas de 42% de rendimento via certificados de investimentos.