Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Edição especial do Multiação realiza 4.512 atendimentos e casamento de 31 casais

Geral | 10 de Novembro de 2015 as 08h 57min
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema FIEMT

| Foto: Assessoria de Imprensa do Sistema FIEMT

Faltava uma hora para começar o Casamento Coletivo, realizado neste sábado (07/11), durante o Multiação em Sinop, quando Celso Luiz Galles, 39 anos entrou no salão de Festas da Igreja São Cristóvão. Ele foi o primeiro a chegar e estava ansioso para a cerimônia que oficializaria os seis anos de namoro com sua companheira Márcia, 31. A história do casal, porém, parece coisa do destino, que começou a ser escrita há 29 anos, durante a infância vivida no Paraná. Após esta fase, eles nunca mais se viram e sequer lembravam um do outro quando, já adultos, se encontraram em Mato Grosso para viver este grande amor, que teve ajuda da sogra para ser legalizado.

“Foi a minha sogra que soube do casamento coletivo e deu a sugestão para nos casarmos. Já estávamos nos preparando para este momento, mas o Multiação deu um ‘empurrão’ para que fosse mais rápido. Estamos muito felizes por este momento”, relata Celso, que participou da cerimônia realizada pelo Cartório 2º Ofício Extrajudicial de Sinop, que uniu 31 casais.

A zeladora Maria Aparecida Silva, 39 anos, não seguiu a famosa tradição de chegar atrasada ao seu próprio casamento e veio antes mesmo do noivo, Jefferson, 45 anos. Ela, que nunca se imaginou vestida de noiva, conta como a relação de 14 anos começou. “Nós morávamos perto quando o vi pela primeira vez. Assim que olhei, já gostei e lutei para ficar com ele, que não queria saber de namorar. Após tanto tempo juntos, resolvemos casar e espero que seja meu último marido”, diverte-se ela, que cita ansiedade, medo e emoção como os sentimentos do tão esperado momento.

Símbolo do casamento, a aliança faz parte da cerimônia de todo casal. Mas com Katiane Clemente dos Santos, 19 anos e Paulo, 20 anos, não foi bem assim. “Eu confesso que sou uma noiva atrapalhada, pois consegui perder a aliança um dia antes do casamento. Moramos juntos há dois anos e temos um filho de um ano e justo agora eu perdi. Procurei a casa toda e não achei. Mas tudo bem, vamos nos casar! Depois disso eu a encontro”, diz a esperançosa jovem, que estava feliz pela facilidade de poder casar sem pagar nada.

O casal Lindamir Alves Nogueira, 56 anos e José Raimundo de Souza, 47 se conheceu há três anos na igreja evangélica e, a partir daí, nunca mais se separou. “Decidimos nos casar agora, pois vimos que ia dar certo e após acostumarmos os filhos. Eu tenho quatro do primeiro casamento, que sou viúva, e ele cinco. A religião influenciou muito, claro, mas eu já tinha o sonho de casar na igreja e hoje ele se realizou”, conta a dona de casa.

A cerimônia, com direito a brinde, foi celebrada por um juiz de paz e um pastor, e contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre padrinhos e convidados. Este é o segundo ano que o Multiação realiza a ação, que já havia unido 97 casais.

 

Multiação realiza 4.512 atendimentos

Para garantir a consulta oftalmológica gratuita, o motorista aposentado, Aílton Nascimento, 68 anos, chegou ao Multiação às 23h do dia anterior ao evento. Ele queria voltar para casa com óculos que permitisse renovar a habilitação. “Tenho dificuldade para enxergar de longe e fui reprovado no exame da carteira de motorista, porque chegou na terceira letra, não vi mais nada. Como não queria pagar para fazer o exame de vista, preferi perder uma noite e dormi aqui”, conta o primeiro da fila, que foi atendido na Unidade Móvel de Oftalmologia do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT).

O servente de pedreiro, Cléssio Francisco Oliveira, 41 anos, aproveitou a Campanha Novembro Azul, contra o Câncer de Próstata, para manter a prevenção em dia. O serviço foi oferecido pela Rede Feminina de Combate Ao Câncer de Sinop (Refecs). “Já tinha feito o exame de sangue há algum tempo e agora aproveitei que é de graça para fazer de novo. Estou sempre me cuidando, pois acredito que seja melhor fazer o exame do que ficar doente depois. Não tenho preconceito nenhum, até porque ele não adianta para nada. Eu quero é ter saúde”, conta ele. 

Há um ano desempregado, Elson Sebastião da Silva, 45 anos também esteve no Multiação em busca de uma oportunidade. Ele se cadastrou para uma vaga de motorista, oferecida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). “Hoje eu faço bicos, mas antes meu trabalho formal era numa funilaria. Eu sempre viajava e tenho experiência em estrada, por isso agora estou em busca de um emprego como motorista”, explica ele, que também passou pelo estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), para fazer o mini curso de energia.

O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Gleisson Tagliari destaca que o objetivo do Multiação é atender da melhor maneira a população, carente de serviços básicos. “Em dois anos de Multiação, já atendemos 1/3 da população de Sinop. Isso demonstra a necessidade da oferta de serviços de saúde, educação, cidadania e lazer. Com esta ação social, conseguimos oferecer isso”, destaca.

O Multiação em Sinop é uma realização do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Rede Mato-Grossense de Televisão (TVCA), Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) e 23 parceiros. São eles: IEL, Sesi-MT, Senai-MT, Ação Verde, Casa da Amizade, Clinicão, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Energisa, Grupo Mônaco, Nilson Joias, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Universidade de Cuiabá (Unic), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Escutare, Pró Valores/Codenorte, Refeccs, Laboratório Oswaldo Cruz, Colonizadora Sinop, Associação de Apoio aos Obesos, Odonto Prime, Hospital Santo Antônio, Puríssima e Tiro de Guerra.