Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

É hoje!

Eleição da OAB é disputada dentro do judiciário

Chapa que disputa a presidência foi cassada as vésperas da eleição e decisão revertida em 9 horas

Geral | 27 de Novembro de 2015 as 11h 11min
Fonte: Jamerson Miléski

Dr. Leonardo: liminar da justiça federal assegura sua candidatura |

Hoje, sexta-feira (27), cerca de 9 mil advogados em todo o Estado de Mato Grosso elegem suas lideranças para os próximos 3 anos. Mas antes que as urnas fossem abertas as 9h da manhã de hoje, duas reviravoltas ocorreram no processo eleitoral, que passa indistintamente por dentro do judiciário.

As 19h de ontem, quinta-feira, a candidatura do advogado Leonardo Campos, que liderava as pesquisas para presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Mato Grosso, foi cassada. Leonardo e o candidato a conselheiro que integra a chapa, Flaviano Kleber Taques Figueiredo, foram acusados de abuso de poder econômico. A decisão da Comissão eleitoral da OAB, apontou que os candidatos fizeram doações eleitoreiras para subseções da OAB-MT, dentro de período proibido pela legislação eleitoral — ou seja, a menos de 90 dias do pleito.

Leonardo dormiu cassado e acordou apto a disputar a eleição. Com um recurso protocolado na Justiça Federal as 4h45 dessa sexta-feira, o candidato obteve uma liminar de efeito suspensivo em seu favor, validando o seu registro. A decisão foi deferida pelo juiz Paulo Sodré. “A verdade prevaleceu sobre a mentira”, afirmou Campos durante coletiva à imprensa em frente a sede da Ordem, no Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá.  O juiz considerou que a Comissão não respeitou o processo de ampla defesa.

As últimas pesquisas realizadas apontavam o favoritismo da chapa encabeçada por Campos. Além dele, outros 4 candidatos concorrem a presidência a Ordem: Cláudia Aquino, Fábio Capilé, José Moreno e Pio da Silva.

A votação é obrigatória e acontece na sede da Ordem e nas 29 subseções. A expectativa da Comissão Eleitoral da OAB-MT é que a eleição flua da melhor maneira possível, sem registros de ‘boca de urna’ ou qualquer outro tipo de ilegalidade. A votação se encerra as 17h de hoje.

 

Composição das Chapas

Os advogados aptos a votar deverão escolher entre as seguintes chapas para os cargos de presidente, vice-presidente, secretário-geral, secretário-geral adjunto e tesoureiro (na ordem de registro):

CHAPA 1 - “NOSSA ORDEM EM PROGRESSO”

Cláudia Aquino de Oliveira

Geandre Bucair dos Santos

Pedro Paulo Peixoto da Silva Junior

Juliana Moura Nogueira

Ronimarcio Naves

 

CHAPA 2 - “SOMOS TODOS OAB”

Fabio Arthur da Rocha Capilé

Ivanowa Raposo Quintela

Daniela Marques Echeverria

Paulo Clecio Ferlim

Ana Lucia Ricarte

 

CHAPA 3 - “ADVOGAR POR TODOS LIDERAR PELA ORDEM”

Leonardo Pio da Silva Campos

Flavio Jose Ferreira

Ulisses Rabaneda dos Santos

Gisela Alves Cardoso

Helmut Flavio Preza Daltro

 

CHAPA 4 - “ATITUDE NA ORDEM”

José Moreno Sanches Junior

João Vicente Scaravelli

Fabio Schneider

Ana Maria Sordi Teixeira Moser

Marcelo Zandonadi

 

CHAPA 5 - “OAB EM TRANSFORMAÇÃO”

Izonildes Pio da Silva

Adelina Neres de Sousa Campos

Bruno Jose Ricci Boaventura

Jose Naaman Khouri

Vera Lucia da Conceição Arruda