Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Olimpíada Municipal

Em noite de festa, craques da matemática das escolas municipais são premiados

Geral | 19 de Setembro de 2018 as 10h 00min
Fonte: Assessoria Prefeitura de Sinop

Estudantes participaram de 2º edição de olimpíada | Foto: Assessoria Prefeitura de Sinop

Cerimônia realizada na noite desta terça-feira, 18, no auditório da Unemat Sinop marcou a entrega da premiação dos estudantes da rede pública municipal de ensino que se destacaram na segunda Olimpíada Municipal de Matemática. Além de certificados para os melhores desempenhos em cada uma das unidades participantes, foram entregues medalhas aos três primeiros colocados de cada nível (1, 2 e 3), além, também, de troféus para os campeões gerais e medalhas aos professores da disciplina cujos alunos foram revelação.

Ao todo, estudantes do 5º ao 8º anos de Ensino Fundamental de dez escolas municipais de Educação Básica (EMEB) participaram da Olimpíada, que é organizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Na primeira fase foram aplicadas questões objetivas, enquanto, na segunda, objetivas e dissertativas. No grupo dos estudantes das escolas estão os estudantes do 5º ano (nível 1), 6º e 7º ano (2º nível), além do 8º ano (nível 3).

Como frisou a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, o momento de premiação compreende um reconhecimento tanto aos estudantes quanto seus professores. "As nossas escolas participam ativamente e hoje é uma noite de felicidade poder distribuir um pouco desse nosso orgulho aos nossos alunos e protagonistas desta ação".

Para o coordenador da olimpíada e professor da Unemat, Emivan Ferreira da Silva, o evento propicia aos estudantes um momento de reflexão sobre aquilo que eles estão aprendendo nas escolas, visando despertar o interesse pela disciplina em questão. "As provas buscam incentivar no aluno a criatividade. Colocamos questões que fazem com que eles se sintam estimulados a pensar, criar soluções interessantes. Fazer com que o aluno venha a ser criativo, expressar as ideiais quando são problematizadas", frisou.

Entre os destaques da noite, estudantes e suas famílias acompanhavam atentamente a premiação. Enquanto os premiados da noite não eram anunciados, a ansiedade tomava conta dos estudantes. Já seus familiares, mostravam-se orgulhosos dos resultados alcançados até esta fase. Estudante do 5º ano da EMEB Silvana, Gabriel Pereira Belila, 11, mostrou-se satisfeito com o desempenho nas olimpíadas. "Valeu a pena. Gostei bastante das provas. Foi bem legal", expressou. Motivo que orgulhou a mãe Angela Maria Pereira. "É um orgulho, pois acompanho ele em tudo. Nesta escola ele está desde 4 anos, professores que conheço há 18 anos. É muito bom", contou.

A família da estudante Jhennifer Moraes, 10 anos, do 5º ano da escola José Reinaldo, também compareceu em peso para aplaudir a filha receber um dos certificados. "Eu vou levando para a vida toda [o conhecimento], indo para as outras séries, passando de série. Vou levar isso para a vida toda. Minha professora é muito exigente e ela me ajudou bastante e em tudo e por isso estou aqui nesta segunda etapa", disse Jhennifer.

Ao valorizar o esforço da filha, Celielson Moraes Souza, pai de Jhenninfer, não escondia o orgulho. "Ela é uma criança muito esforçada na sala de aula, inteligente, sou grato a isto. Estar aqui é importante e lindo. A gente sente uma pessoa privilegiada por estarmos aqui acompanhando ela nesta noite", contou Celielson.

Diretor de unidade escolar, o professor Cláudio Delfino, da EMEB Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller, falou sobre a importância das olimpíadas. "Este momento para eles [estudantes] é muito importante, pois estão mostrando para a sociedade o que estão aprendendo na escola e se destacando por isso. Isto é gratificante para todos da unidade escolar e as pessoas envolvidos", contou.

 

Confira a relação dos premiados da noite

Sadao Watanabe

Nível 1

1º Maria Eduarda Zuber M.

2º Ricardo Pedrussi Bergamin

3º Vitor dos Santos Ramos/Ana Cláudia Taborda Lago

 

Silvana

Nível 1

1º Amanda Carvalho Mendes

2º Fernando Andrade

3º Taylor Moraes da Silva Tavares

 

Valter Kunze

Nível 1

1º João Victor de Almeida Silva

2º João Fernando Ricker

3º Ana Luiza Cavalheiro

 

José Reinaldo de Oliveira

Nível 1

1º Felipe Silva Souza

2º Daniel Suzarte Gomes

3º Giovana Coutinho e Arruda/Leonardo Signor

 

Maria Amaro

Nível 1

1º Yasmin Kamilly Pinheiro Araújo

2º Luiza Helena Ficagna

3º Gabriel Machado Concentino

 

Taciana

Nível 1

1º Sara de Carvalho Menezes

2º Lucas Lopes Turatti

3º Lucas do Nascimento Miranda

 

Rodrigo Damasceno

Nível 1

1º Gustavo Henrique Scheibe Cabreiras

2º Henrique Riffel

3º Julia Bertel Silva/Brenno Thiago da Silva Oliveira

 

Basiliano

Nível 1

1º Nicolly Bandeira

 

Jurandir Liberino

Nível 1

1º Gustavo Moreno Candido

2º Roxanne de Matos Lucena/Jhenefem Emanuele P. dos Santos/Daniel Moreira Silva

3º Isabeli Silveira Yomes

 

Maria Amaro

Nível 2

1º Rafael Silva Torquato

2º Augusto Souza Wilhelm/Matheus Henrique de Souza Fritzen

3º Carolina Lima Pinho

 

Taciana

Nível 2

1º Rafaella Silva dos Santos/Alana Vivian de Oliveira Garcia

2ºAna Clara Kodhann Rosman

3º Beatriz Brandalize Rocha

 

Rodrigo Damasceno

Nível 2

1º Felipe Riffel

2º Matheus Gabriel Gonçalves Ricaldi

3º Vitória Mendes Gesing

 

Basiliano

Nível 2

1º Simoni Carvalho Forneck

 

Centro Educacional

Nível 2

1º Guilherme Benjamin Brigido Rosa

2º Luan Luccas Pinheiro

3º Emanuele Soares Ribeiro

 

Centro Educacional

Nível 3

1º Samuel Felipe Schweig

2º João Pedro Sampaio de Miranda

3º Camila Mayara de Sá Cordeiro

 

Campeões gerais

Nível 1

João Victor de Almeida Silva (Valter Kunze)

Professora Gisele Faria de Oliveira

Nível 2

Rafaella Silva dos Santos (Taciana Balth)

Professor Sebastião Augustinho de Paula Neto

Nível 3

Samuel Felipe Schueg (Centro Educacional)

Professor Evandro Pereira Neves