Bom dia, Sexta Feira 16 de Novembro de 2018
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Em nota, Usina diz que desmate e limpeza estão sendo bem executados

GC Notícias | 13/09/2018 15:17

Diretores respondem pedido de CPI proposto pela Câmara de vereadores

Com uma nota sucinta, a Sinop Energia – responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica de Sinop no Rio Teles Pires – respondeu ao pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), proposto pela Câmara de vereadores de Sinop.

A assessoria de imprensa da UHE Sinop disse, em nota ao GC Notícias, que os trabalhos referentes ao Plano de Desmatamento e Limpeza da Área de Inundação do Reservatório, bem como o Programa de Recomposição da Infraestrutura Viária, “estão sendo bem executados e dentro dos padrões de qualidade”. A nota frisa que tais padrões estão previstos no Projeto Básico Ambiental e de acordo com o órgão fiscalizador.

Por fim, a nota destaca que a companhia tem assegurado a transparência aos 5 municípios da área de influência do empreendimento, repassando informações sobre o andamento da obra e aplicação dos programa socioambientais. “Caso necessário, a Sinop Energia está à disposição para ajudar a Câmara de Vereadores de Sinop da melhor forma, que, por ventura, necessitem informações sobre o Empreendimento”, finaliza a nota.

A instalação de uma CPI foi proposta pelo vereador de Sinop, Remídio Kuntz (PR), na sessão da última segunda-feira (10). O documento possui assinatura de 14 dos 15 vereadores. O autor pede para que a comissão investigue se a Sinop Energia tem autorização para fazer a remoção de cascalho ao longo da área de impacto, próximo a Gleba Mercedes, bem como se está correto o procedimento de aterrar os resíduos vegetais na área que será alagada. Segundo Remídio, a madeira resultante da supressão vegetal feita pela usina na área do lago está sendo enterrada.

O pedido de CPI foi encaminhado para presidência da Câmara. O departamento jurídico deve atestar a legalidade do requerimento, avaliando se cumpre os pré-requisitos regimentais. O pedido deve ser avaliado na próxima sessão.

 

Nota na íntegra

Comunicado

A Sinop Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop, informa que os trabalhos referentes ao Plano de Desmatamento e Limpeza da Área de Inundação do Reservatório e do Programa de Recomposição da Infraestrutura Viária, citada pela imprensa local, estão sendo bem executados e dentro dos padrões de qualidade, previstos no Projeto Básico Ambiental e de acordo com as exigências do órgão fiscalizador ambiental.

Reitera-se toda transparência e responsabilidade assumida com as comunidades dos 5 municípios da área de influência (sendo Sinop, Cláudia, Itaúba, Sorriso e Ipiranga do Norte), no repasse de informações sobre o andamento da obra e evolução dos Programas Socioambientais.

Informa-se ainda que, caso necessário, a Sinop Energia está à disposição para ajudar a Câmara de Vereadores de Sinop da melhor forma, que, por ventura, necessitem informações sobre o Empreendimento.

Fonte: Jamerson Miléski