Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Pé na tábua

Em feriadão com diárias, carro da prefeita levou 8 multas

Infrações em 4 estados diferentes foram cometidas durante viagem à Londrina

Geral | 21 de Maio de 2019 as 17h 56min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

Há 2 anos a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), resolveu fazer uma viagem no feriado prolongado de Tiradentes para a cidade de Londrina, no interior do Paraná. A viagem, registrada como oficial – uma vez que a prefeita recebeu diárias da prefeitura para no período em trânsito – continua rendendo críticas ainda hoje.

A mais recente ocorreu ontem, segunda-feira (21), durante a sessão da Câmara de vereadores. Adenilson Rocha (PSDB) trouxe a público o histórico de multas da Chevrolet Trialblazer LTZ placa OBM-3015, que foi o veículo oficial do gabinete da prefeita até dezembro do ano passado – quando Rosana pegou outro, do mesmo modelo, novo.

No histórico de multas apresentado pelo vereador há 11 infrações de trânsito – das quais 9 estão pagas e duas, por enquanto, em aberto. A grande maioria dessas multas ocorreu durante a viagem para Londrina.

O GC Notícias levantou o caso da viagem para Londrina ainda em junho de 2017 (clique aqui para ver a reportagem original). Rosana recebeu 5 diárias “cheias” para fora do Estado, no valor de R$ 750,00 cada, entre os dias 19 de abril, uma quarta-feira, até o dia 24 de abril, uma segunda-feira. Esse foi um final de semana prolongado pelo feriado de 21 de abril, Tiradentes, que caiu em uma sexta-feira.

Nesses 5 dias a prefeita declarou que estava na cidade de Londrina, no Paraná. Rosana justificou a viagem de trabalho como “reunião com prefeito e demais autoridades da região para tratar de assuntos de interesse do município”.

A prefeitura também pagou 5 diárias para a servidora Gracieli Calgaro, entre os dias 19 a 24 de abril, para Londrina, nos mesmos dias em que a prefeita estava na cidade paranaense. O final de semana prolongado no Paraná custou aos cofres públicos, apenas em diárias, R$ 7 mil.

Apesar da longa duração, a viagem foi feita com pressa. Entre os dias 19 e 24 de abril, a Trialblazer do gabinete da prefeita foi multado 8 vezes ao longo do trajeto entre Sinop e Londrina. A primeira infração foi em Santo Antônio do Leverger, às 13h44 do dia 19 de abril, por trafegar acima do limite de velocidade. A segunda veio no mesmo trecho, um minuto depois. Depois de 36 minutos a SUV já estava em Jaciara, onde levou uma multa por excesso de velocidade. No dia 20 de abril, o carro da prefeita também foi flagrado excedendo o limite de velocidade em Presidente Prudente, às 11h08. No mesmo dia, às 15h08, avançou um sinal vermelho. Depois de receber 5 multas em pouco mais de 24 horas, o veículo oficial ficou 3 dias sem ser flagrado pelos radares de trânsito – provavelmente o período que a prefeita ficou com o carro em Londrina.

No percurso de volta para Sinop, novas multas. No dia 24 de abril, às 10h40, o carro foi multado em Campo Grande (MS), por excesso de velocidade. Às 14h47 o veículo já estava em Coxin (MS), onde passou por um radar acima do limite da via. Fechando a viagem, em Itiquira, às 15h45, o veículo foi multado porque o passageiro estava sem o cinto de segurança – nada prudente para quem anda viajando tão rápido.

O líder da prefeita na Câmara, Mauro Garcia (MDB), lembrou que a norma na prefeitura de Sinop é de que as multas são pagas pelo condutor do veículo que infringiu a lei. “Não há perda de dinheiro público. Quem estava conduzindo o veículo e desrespeitou a norma de trânsito é que deve pagar a multa”, frisou.

Adenilson questionou ainda a legalidade em a prefeita utilizar o carro oficial para fazer uma viagem para fora do Estado.

A prefeita não comentou o caso, informando apenas que as multas são de responsabilidade dos condutores, em todos os casos.

 

Viagem cheia de justificativas

O GC Notícias já havia apurado, ainda em 2017, que nenhuma agenda oficial foi realizada entre a prefeita de Sinop e o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, entre os dias 19 e 24 de abril – quando Rosana esteve no interior do Paraná.

Ontem, Adenilson apresentou a resposta que recebeu do seu requerimento endereçado à prefeitura de Londrina. O chefe de Gabinete daquele município, Tadeu Felismino oficializou ao vereador que não houve nenhuma audiência ou reunião com a prefeita de Sinop. “São 5 dias que a prefeita ficou no Paraná, recebendo dinheiro dos cofres públicos, com o carro oficial, dizendo que estava trabalhando pelo município. Justificou 5 dias com uma reunião com o prefeito de Londrina que nunca aconteceu”, criticou Adenilson. O vereador acredita que o caso é suficiente para que Rosana seja afastada da função por improbidade administrativa.

Desde que o fato ganhou conhecimento público, Rosana mudou a justificativa da sua viagem. Em março desse ano, na sessão do dia 25, a prefeita enviou para Câmara um oficio, com uma declaração assinada por José Odvar Lopes, diretor geral da Inpasa – empresa que está implantando uma usina de etanol em Sinop. Desde que a empresa confirmou a implantação do empreendimento no município, no final de 2017, Rosana afirma que essa viagem à Londrina foi para tratar da Usina de Etanol de Milho.

Na declaração encaminhada à Câmara, Odvar afirma que estava reunido com Rosana no dia 20 e 21 de abril, na cidade de Londrina, para “tratativas” e apresentação do projeto que viria a ser instalado em Sinop.

Confira abaixo na galeria os documentos das multas e das Diárias.