Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Credibilidade

Empresários da madeira conhecem crédito específico para setor

Instituição financeira destacou que credibilidade do segmento florestal foi grande propulsor da iniciativa

Geral | 22 de Março de 2019 as 08h 59min
Fonte: Cristiane Oliveira

Foto: Assessoria

Mais de 120 empresários ligados à floresta nativa se reuniram na noite de ontem, 20, para conhecer o programa inédito lançado ao segmento industrial que vai financiar atividades na cadeia produtiva da madeira. A iniciativa é inédita no país e a organização do setor em Mato Grosso foi a propulsora para o projeto, conforme o superintendente comercial de varejo do Banco do Brasil, Rafael Alessi, que representou a instituição financeira no evento “Financiamento da Cadeia Produtiva do Manejo Florestal Madeireiro Sustentável”.

A apresentação aconteceu no Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) e contou também com a presença da secretária estadual, Mauren Lazzareti (Meio Ambiente); do presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Geraldo Bento; do analista de conservação do Instituto WWF, Ricardo Russo; do vice-presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras de Mato Grosso (CIPEM), Roberto Rios e diretores das entidades.

Durante as apresentações destacaram-se as dificuldades na produção industrial da madeira, dentre eles, o alto custo das operações industriais madeireiras que englobam fases como as executadas no manejo florestal, a recuperação da vegetação nativa em áreas de preservação permanente (APP) e reserva legal, aquisição de equipamentos, beneficiamento de produtos florestais, bem como a comercialização e capital de giro.

Ricardo Russo, do Instituto WWF, destacou que a ação representa o resultado do trabalho que teve início há mais de cinco anos. “É uma grande vitória a obtenção de linhas de financiamento para o manejo florestal, pois esta é certamente a melhor opção contra o desmatamento ilegal de áreas.

O diretor do CIPEM, Gleisson Tagliari, também avaliou positivamente a parceria. “A iniciativa privada e instituições financeiras de órgãos públicos se uniram para efetivamente desenvolver o setor de base florestal e isso é a alavanca, neste momento, para que a indústria da madeira se modernize e aproveite todo o mercado crescente da demanda da madeira tropical”.

O presidente do Sindusmad, Sigfrid Kirsch relembrou que a realização é um projeto antigo do setor no Estado. Para ele a parceria entre as entidades Banco do Brasil, WWF e CIPEM atentou-se à realidade do segmento e uniu forças para o desenvolvimento econômico da indústria florestal.

Mauren Lazzareti, secretária estadual de Meio Ambiente, salientou: “Penso que o fortalecimento da geração de renda a partir do manejo sustentável é uma importante estratégia para manutenção da floresta  em pé com responsabilidade  social e ambiental. Importante destacar ainda o fato de que Mato Grosso está sendo protagonista em iniciativas para ações visando preservação das florestas”.

O evento foi realizado pelo Banco do Brasil, Instituto WWF, Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado de Mato Grosso (CIPEM) e Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF).