Infraestrutura
Empresa apresenta obras projetadas para BR-163 em Sinop
Concessionária prevê a construção de 5 viadutos ao longo do perímetro urbano da cidade
Geral | 19 de Março de 2015 as 18h 35min
Fonte: Jamerson Miléski
O diretor de operações da Rota do Oeste, Fábio Abritta, apresentou na tarde de quinta-feira (19), a relação de obras projetadas para a BR-163, no trecho compreendido pelo perímetro urbano de Sinop. A empresa, que detém a concessão da rodovia pelos próximos 30 anos pretende construir na cidade mais 5 viadutos, além de passarelas e a duplicação da pista até o Camping Clube.
Segundo o prefeito de Sinop, Juarez Costa, que recepcionou o diretor de operações, o projeto será avaliado e algumas alterações devem ser propostas. “Não está previsto um grande trevo no acesso a cidade de Cláudia (Rodovia MT-432). Parece que não foi dado muita importância a esse entroncamento. Vamos rever e propor alterações. O mais importante é que não seja feito um rodoanel em Sinop e que o fluxo pela BR-163 seja mantido no atual traçado, contemplando o comércio já estabelecido nas laterais da rodovia”, pontuou o prefeito.
A primeira proposta apresentada pela Rota do Oeste, que ainda deve ser afinada com o administração municipal, contempla 40km de passagem urbana. As obras iniciam no Alto da Glória, na entrada sul da cidade, com a construção de um grande viaduto. No entroncamento com a MT-140, que dá acesso a cidade de Santa Carmem, será erguido um viaduto com dois módulos de rotatória, um sobre cada perimetral. Para o prefeito, a obra é importante para suportar o fluxo futuro, esperado com a conclusão dos 3 mil apartamentos do Residencial Nico Baracat, bem como os novos loteamentos em processo de instalação.
Outro viaduto foi projetado pela Rota do Oeste no entroncamento com a Avenida dos Flamboyants. A administração deve pedir o deslocamento dessa estrutura para o entroncamento com a Avenida dos Tarumãs. Nenhuma alteração está prevista no viaduto central, que conecta a Avenida Júlio Campos e Alexandre Ferronatto. “Vamos pedir para fazer um estudo de ampliação”, revela o prefeito.
No eixo norte, está projetado um viaduto no entroncamento com a perimetral Norte, próximo ao Parque de Exposições. Uma passagem de nível está sendo discutida na Avenida das Palmeiras. O último grande viaduto previsto pela concessionária, o maior dos 5, é no entroncamento com a MT-220, que dá acesso a cidade de Juara. A obra ficará em frente ao Camping Clube, onde já existe uma grande trevo e é o limite fim do trecho administrado pela concessionária.
Toda a extensão do perímetro urbano será duplicada, com as laterais pavimentadas, em um padrão similar ao existente no eixo sul de Sinop. Pelo menos 3 passarelas devem ser construídas a partir do próximo ano, nos pontos em que há travessia de alunos e fluxo intenso de pedestres.
O restante das obras só para 2019. O cronograma de execução da Rota do Oeste inicia por Rondonópolis, na outra extremidade do trecho detido pela concessionária.
Possibilidade de antecipar?
Segundo o diretor de Operações da Rota do Oeste, o cronograma será mantido. “Iniciamos por Rondonópolis porque lá já havia uma licença ambiental do DNIT. Além disso é um dos trechos mais perigosos da rodovia”, explica.
Mesmo com a dispensa dos projetos ambientais, emitida pela Sema na última terça-feira (17), o cronograma não sofrerá alteração. “É o planejamento que temos aprovado”, ressalta Abritta.
Forças políticas tentarão, na próxima semana, junto a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), redefinir o cronograma, antecipando as obras no perímetro urbano de Sinop (viadutos e duplicações). Além do prefeito, o deputado Silvano Amaral (PMDB), encampou a ação, buscando através do senador Wellington Fagundes (PR), uma agenda positiva na ANTT. “Se houver uma determinação da agência reguladora podemos estudar as alterações no contrato de execução”, revelou o diretor da Rota do Oeste.
Cerca de R$ 5,6 bilhões serão investidos pela concessionária na rodovia até o final da concessão – em 2044. Cerca de R$ 2,8 bilhões serão aplicados em um intervalo de 5 anos, referente as obras de reestruturação da BR-163.
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