Bom dia, Quarta Feira 13 de Dezembro de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Empresa contratada por entidades inicia diagnóstico do aeroporto

GC Notícias | 18/05/2017 17:37

Levantamento irá apontar as necessidades de adequação da estrutura para receber voos noturnos

“Voo seguro, faça chuva ou faça sol”. Essa é a frase de trabalho do grupo composto por mais de 20 entidades de classe de Sinop, que agora se mobilizam em prol do aeroporto municipal. Na semana passada, lideranças fizeram uma reunião pública para comunicar que contratariam uma empresa especializada para prestar uma assessoria profissional no aeroporto de Sinop. Hoje, quinta-feira (18), essa empresa foi oficialmente apresentada. Por um período de 6 meses, as entidades irão arcar com os custos da Phenix Services, uma empresa de Maringá (PR), com larga experiência na regularização e reestruturação de aeroportos.

Segundo o presidente da Aenor (Associação dos Engenheiros do Norte de Mato Grosso), Waldomiro dos Anjos Junior, as entidades fizeram um verdadeiro “escrutínio” antes de decidir pela contratação da empresa. “Nós buscamos informações para saber da competência, da capacidade técnica dessa empresa e da sua idoneidade. Estamos seguros que trouxemos o que há de melhor para ajudar a Sinop na reestruturação do seu aeroporto”, comentou.

Três técnicos da Phenix já estão em Sinop iniciando os trabalhos. Conforme Rodolfo Kirchner, diretor operacional da empresa, o primeiro passo será elaborar um diagnóstico da situação do aeroporto. Nesse levantamento serão observadas as questões documentais, os licenciamentos do aeroporto, o cumprimento das normativas de segurança e a infraestrutura do aeródromo. “O aeroporto tem que cumprir uma série de regras para operar de acordo com as normas de segurança da aviação. Nossa empresa vai avaliar a situação e apontar as necessidades do aeroporto de Sinop”, explicou o diretor da Phenix.

Segundo Waldomiro, a Phenix fará o apontamento das necessidades do aeroporto a curto, médio e longo prazo, traçando um plano de atuação para que o aeroporto de Sinop decole. “Nossos clientes nesse caso são as companhias aéreas. Precisamos ajustar o aeroporto de Sinop às suas necessidades para que tenham interesse em operar e trazer novos voos para o município”, frisou o engenheiro.

A principal ambição é reestabelecer a operação de voos noturnos e também a operação do voo direto de Sinop à Campinas (SP), um dos principais aeroportos do país. Ambos foram revogados pela Azul Linhas Aéreas devido às dificuldades técnicas de operação no aeroporto.

Através da assessoria da Phenix espera-se que os equipamentos para pouso de aeronaves por instrumentos sejam homologados e que o aeroporto sane suas pendências, principalmente referentes aos licenciamentos ambientais. 

O diagnóstico e os apontamentos apurados pela Phenix serão transmitidos para a administração municipal. Um termo de cooperação técnica entre a prefeitura e as entidades deve ser votado na sessão da próxima segunda-feira (22), para oficializar a colaboração.

Fonte: Jamerson Miléski