Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Denúncia

Empresa encaminha licenças para construção de edifício no LIC Norte

Lotes repassados para empresa através da lei de incentivo continuam vagos depois de 5 anos

Geral | 25 de Junho de 2015 as 12h 04min
Fonte: Jamerson Miléski

Depois de abrigar indústrias de vidros, de bala de banana, barcos e de irrigação, agora o LIC Norte (Loteamento Industrial e Comercial de Sinop), pode receber edifícios. No dia 18 de junho a Modelar Construtora Ltda encaminhou para secretaria de Meio Ambiente os processos para o licenciamento ambiental para atividade de construção de edifícios. A empresa pede as Licenças Prévias, de Instalação e de Operação.

A Modelar Construtora é uma empresa com sede em Jundiaí, no interior de São Paulo. A última vez que empresa esteve em Sinop foi em 2009, quando projetou a construção de 5 torres de apartamentos na região da UFMT. O empreendimento, conhecido como Villa Flora, foi frustrado. A construtora cancelou os contratos e devolveu os valores de quem já havia efetuado a compra.

Os prédios não saíram do chão, mas foi por esse volume de investimentos que sequer saiu do papel, que a prefeitura de Sinop concedeu dois lotes no LIC Norte, como incentivo para empresa.

Os lotes destinados para Modelar ficam na Avenida Juscelino Kubistchek, na quadra 16. São os lotes 14 e 15 que aparecem na foto. Segundo o secretário de Indústria e Comércio de Sinop, Zeno Schneider, não existe qualquer possibilidade da prefeitura aceitar a construção de edifícios no local. “A proposta do LIC Norte não foi essa. O loteamento industrial foi para gerar emprego e renda ao município. A finalidade não pode ser imobiliária”, explicou o secretário.

Segundo Zeno, em 2014 foi  feito um levantamento dos lotes remanescentes no LIC Norte, ainda não edificados. Essa relação apontou 39 terrenos (de um total de 196 lotes), cujos projetos não foram executados e estavam com o prazo vencido. O prefeito decidiu dar um ano de prazo antes de reaver os imóveis. “Esse prazo encerraria no próximo mês”, revela Zeno.

O GC Notícias entrou em contato com a Modelar, em São Paulo. Por telefone fomos informados que a empresa não pretende construir edifícios no LIC Norte. O projeto é para construção de um barracão, com a finalidade de locação. A empresa não tem projeto de se instalar no município.

 

O LIC Norte

Aberto pela prefeitura de Sinop o LIC possui uma área total de 913,6 mil metros quadrados. A secretaria de Indústria e Comércio foi a responsável pela distribuição dos terrenos, avaliando a situação dos beneficiados, tendo como primeiro critério a geração de emprego e o volume de investimentos. Todo o processo foi capitaneado pelo então secretário, Nevaldir Graf (Ticha). A ocupação começou em agosto de 2011 e deveria estar conclusa até o mês de março de 2012, o que não aconteceu.

Os empresário beneficiados só pagaram pela infraestrutura (cerca de R$ 30 mil por lote), parcelado e com isenção do IPTU. O terreno só poderia ser usado para abrigar o projeto apresentado na secretaria, sendo vedada a venda à terceiros.

Atualmente os imóveis do LIC Norte são avaliados em mais de R$ 300 mil.