Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Empresa faz testes para o aterro do Shopping

Cerca de 800 caminhões carregados de cascalho foram despejados no terreno apenas para teste

Geral | 19 de Junho de 2015 as 17h 34min
Fonte: Jamerson Miléski

O imóvel onde será erguido o Shopping Sinop já começa ser ocupado por máquinas. A Transterra, empresa local, está fazendo um teste para elaboração do aterro técnico no local. Caso a técnica mostre-se viável, o sistema deve ser feito em toda área onde será construído o shopping.

O teste dá uma noção da dimensão que será a obra. Para a experimentação a empresa deslocou até a área 800 cargas de cascalho e um espaço aproximado de 30x30 metros. São 2,4 metros de aterro acima do solo. Cada camada de solo firme depositada é nivelada, molhada e compactada.

Os testes são necessários para determinar o tipo de recurso de engenharia que será empregado na construção. Segundo o diretor da Empreendi, Roberto Martins, que construíra o shopping, nos primeiros testes de “bate-estaca”, o solo mostrou-se pouco resistente. Em alguns pontos as estacas de concreto passaram os 25 metros de profundidade até encontrar resistência.

Se o aterro técnico mostrar-se viável e seguro, o sistema deve ser adotado. Do contrário a alternativa deve ser o sistema de radier, em que todo contra-piso é amarrado com ferragens, formando uma gigantesca sapata.

Conforme o GC Notícias informou em primeira mão, o alvará de construção do Shopping foi expedido pela prefeitura de Sinop no dia 11 de junho. O documento autoriza iniciar a edificação do Shopping. Para conseguir a liberação o empreendedor responsável teve que apresentar o estudo de tráfego de acesso ao Shopping e o impacto de vizinhança. Todos os documentos receberam o aceite do Prodeurbes – departamento de engenharia da prefeitura.

O início das obras, propriamente ditas, depende da conclusão do aterro. Martins acredita que o canteiro esteja montado até o mês de setembro. A projeção é de 16 meses de obra.