Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Empresa recém formada vai construir 200 casas para os servidores

Apenas uma empresa se apresentou para construir as casas dos funcionários públicos de Sinop

Geral | 20 de Julho de 2015 as 17h 50min
Fonte: Jamerson Miléski

Área doada pela prefeitura onde serão erguidas as casas dos servidores |

A empresa que irá edificar as 200 casas do Residencial Portal do Servidor, em Sinop, já está definida. A chamada pública, realizada na sexta-feira (17), resultou na habilitação da Mapol Construtora e Incorporadora Ltda. Ela foi a única a disputar o certame. Oficialmente estabelecida em 2015, a Mapol é uma construtora de Sinop, com pouco mais de um ano de experiência em edificações dentro do município.

Segundo o presidente do sindicato dos servidores da prefeitura de Sinop, Adriano Perotti, a partir de agora cabe a empresa formular o projeto e apresentar para os funcionários públicos interessados. Nesse croqui deverão estar a transformação do imóvel doado pela prefeitura em loteamento, com a divisão de cada terreno, além dos modelos de edificação sugeridos e os valores correspondentes. “Só então poderemos confirmar os servidores que estão interessados no financiamento e os que conseguirão a aprovação dos bancos para então fazer a contratação”, explicou Adriano.

Batizado de Portal do Servidor, o condomínio voltado aos funcionários da prefeitura terá 200 casas, construídas em uma área de terra localizada no Cidade Jardim 3, que foi doada pela prefeitura. São 52 mil metros quadrados, em um dos bairros mais bem localizados da cidade. A proposta inicial era fazer um condomínio vertical (edifício).

Cada servidor que for inscrito e contemplado no programa pagará um valor simbólico de R$ 1 mil pelo terreno – que não pode ser ‘dado’ sem a conclusão do projeto habitacional, ou seja, a construção da residência.

 

Como vai ser

O projeto inicial era para construção de condomínios verticais (apartamento), em módulos de até 5 andares, o que comportaria no espaço 500 apartamentos/servidores. Segundo o presidente do Sindicato, uma chamada pública foi realizada e a empresa vencedora do certame não conseguiu viabilizar a construção. Uma das razões da inviabilidade seria o alto custo da construção vertical.

Por isso o Sindicato, em parceria com a administração, decidiu alterar a forma do programa. Ao invés de prédios verticais será feito um grande condomínio horizontal – uma espécie de “vila dos servidores”. Haverão 3 modelos de residências (60, 73 e 103 metros quadrados), edificadas lado a lado, sob terrenos de igual metragem. Parte do imóvel total será reservada para implantação de uma “área comum”, com espaço para lazer e esporte, assim como nos condomínios fechados.

A prefeitura conta com aproximadamente 2,8 mil servidores efetivos. Somados aos pensionistas, também contemplados pelo programa, estimam-se um horizonte de 3 mil funcionários públicos. Adriano informa que no pré-cadastro de reserva, feito em 2013, pouco mais de 600 servidores esboçaram interesse em adquirir uma unidade através do programa. Ele explica que será dada prioridade aos servidores que preencheram os cadastros, mas que os financiamentos serão regulados por quem concederá o dinheiro, ou seja, as instituições financeiras. “Caso tenhamos mais que 200 servidores que tiveram seus financiamentos aprovados e estão aptos a participar do programa, decidiremos os contemplados por sorteio. Dessa forma fica justo para todos”, afirma o presidente.

Após contratualizado o programa, a lei fixa um prazo de 180 dias para iniciar as obras. Do contrário o imóvel retorna para o patrimônio do município. O Sindicato ainda não tem noção das faixas de valores que devem chegar os imóveis para os servidores.