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Balanço 2016

Energia, água e telefonia lideraram reclamações no Procon de MT em 2016

Setor de serviços essenciais foi o campeão de reclamações em MT.

Geral | 09 de Janeiro de 2017 as 14h 44min
Fonte: G1 MT

Os serviços de energia elétrica, água e esgoto e telefonia celular lideraram as reclamações feitas ao Procon de Mato Grosso no ano de 2016. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (9). Os dados constam do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no qual os consumidores fazem sua reclamação tanto de modo presencial quanto online.

No total, foram registrados 23.823 procedimentos administrativos no Sindec entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016.

A área de serviços essenciais, da qual constam energia elétrica, água e esgoto e telefonia celular, foi a mais reclamada, com 12.310 registros. Em segundo lugar veio o setor assuntos financeiros, com 4.004. Em terceiro, ficou o setor de produtos, com 3.429 registros.

Entre os chamados serviços essenciais, o setor de energia elétrica foi o que mais gerou reclamação por parte dos consumidores, com 5,7 mil registros. Água e esgoto vieram em segundo, com 3.680 e, o de telefonia celular, 1.952 reclamações.

No setor de assuntos financeiros, os bancos comerciais lideraram o ranking, seguidos de cartão de crédito e cartão de loja. No setor de produtos, o que mais registrou reclamação foi o de telefone (convencional e celular), o de internet e de acessório para vestuário.