Bom dia, Terça Feira 17 de Outubro de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Equipe do ICA faz levantamentos no aeroporto

GC Notícias | 06/10/2017 17:01

Análise faz parte da preparação para operação do PAPI e RNAV

Uma equipe composta de seis integrantes do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), realiza, desde o início da semana, os trabalhos técnicos referentes à confecção dos dados para uma ficha informativa do PAPI (Precision Approac Path Indicator) e locação dos obstáculos para confecção das cartas de procedimento de navegação aérea RNAV.

Essa é mais uma das várias etapas, nas quais a Prefeitura Municipal tem trabalhado em conjunto com a União das Entidades de Sinop (Unesin), para melhorias no Aeroporto Municipal Presidente João Batista de Figueiredo. “São várias etapas que são concluídas e essa é mais uma. Os trabalhos continuam em uma força tarefa junto com a Unesin, com os vereadores e a população, para que a gente consiga o mais rápido possível que nosso aeroporto opere por instrumentos”, destacou a prefeita Rosana Martinelli (PR).

Segundo o sargento Cleber, representante do ICA, os trabalhos de campo são um levantamento para homologação do auxílio de pouso por não precisão visual, que é o PAPI. “Metade da equipe está no campo trabalhando e posterior a isso será o trabalho de escritório. Faremos os cálculos para amarrações com dados do IBGE e enviaremos esses dados para o Grupo de Inspeção em Voo, que também pertence ao DECEA e esses dados serão agendados para um voo de homologação”, explicou o sargento.

Sobre o RNAV o tenente Fartura, também do ICA, esclareceu que nessa etapa foi verificada a locação dos obstáculos para confecção das cartas de procedimento de navegação aérea, que são cartas de navegação por satélite. “Nós fizemos o levantamento do nivelamento de pista, dados de coordenada de cabeceira e levantamento de obstáculos para a elaboração de cartas IFR, inclusive cartas de procedimento RNAV. Quando tivermos uma condição climática piorada esse tipo de procedimento permite que a aeronave pouse”, pontuou o tenente.

A Prefeitura, bem como a Unesin, têm acompanhado os processos em andamento no Cindacta IV, em Manaus, na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e no Departamento de Controle do espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro. Eles tramitam de forma paralela em cada órgão. “Estamos com essa equipe do DECEA fazendo essa nova avaliação e falando das nossas cartas e também estamos temos os trabalhos com adequação da TPS, do pátio. São projetos que estão sendo elaborados e também são outras fases e outros procedimentos necessários”, pontuou a secretária de Planejamento, Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann.

Os trabalhos em prol do aeroporto de Sinop são técnicos e acompanhados pelos representantes da Unesin. “Desde o início, quando as entidades vieram fazer parte com a administração do aeroporto, nós levantamos todo diagnóstico, todo o passo a passo e cronograma. Então estamos vencendo cada etapa. Essa era mais uma que estava pendente, que é a questão do PAPI e também do RNAV. A gente acredita que no máximo até o final do ano já estejamos com o IFR instalado”, ponderou Waldomir Teodoro, que é um dos integrantes da comissão formada pelas entidades.

Fonte: Assessoria