Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Equipe inicia a transição da gestão no hospital regional

Entidade com sede em Goiânia deve assumir a administração em caráter emergencial

Geral | 22 de Novembro de 2017 as 11h 48min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma equipe da secretaria estadual de saúde de Mato Grosso já está dentro do Hospital Regional iniciando o processo de transição da administração. Na última quinta-feira (16), a Fundação de Saúde Comunitária de Sinop rescindiu de forma unilateral o contrato com o Estado, alegando atrasos de mais de 90 dias nos repasses, fixando um prazo de 15 dias para a paralisação completa dos serviços.

Para que não haja intervalo no atendimento e a unidade não fique nenhum dia com as portas fechadas, o Estado está tomando medidas para assumir a gestão. O secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares, em reunião interna, determinou a formação de uma equipe de transição nomeando o secretário adjunto de Políticas e Regionalização, Cassiano Falleiros, como o responsável pelo processo. “A SES está fazendo todos os esforços para garantir o pleno funcionamento do hospital, inclusive com a retomada dos serviços paralisados”, afirmou Falleiros.

Durante o processo de transição nestes 15 dias, a SES realizará levantamentos na unidade, e tomará todas as medidas nos âmbitos jurídico e administrativo para a formalização de um contrato emergencial com uma nova empresa, que possui experiência na área de administração hospitalar para gerenciar o Hospital Regional de Sinop.

O Hospital Regional de Sinop possui 91 leitos e mais 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), dos quais dez são de UTI adulto e dez pediátrica. O hospital serve de referência para 14 municípios da região, mas atende também moradores de outras cidades e também de outros Estados. A unidade oferece serviços de clínica médica, realiza cirurgias geral e mantém especialidades em ortopedia e pediatria.

 

Entidade “tampão”

Quem deverá assumir a gestão do Hospital Regional de Sinop é a OSS (Organização Social de Saúde), Instituto Gerir. Fundada no ano de 2011, com sede em Goiânia (GO), a instituição faz a gestão terceirizadas de hospitais públicos em 5 Estados brasileiros, incluindo Mato Grosso.

O Instituto Gerir foi convocado, em caráter de urgência pelo Governo do Estado, para assumir o Hospital Regional de Rondonópolis, no dia 1º de outubro, após a quebra do contrato com a antiga OSS. Assim como deve ocorrer em Sinop, o Instituto Gerir foi contratado com dispensa de licitação, pelo período de 6 meses.

A entidade escolhida acumula a expertise em saúde com cerca de 1 milhão de atendimentos por ano, gerindo 1.265 leitos hospitalares.