Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Equipes de vigilância detectam 48 novos casos de hanseníase em MT

Do total de caso diagnosticados, dois são em crianças, segundo o governo.

Geral | 05 de Julho de 2018 as 10h 51min
Fonte: G1 MT

Casos foram descobertos no município de Canarana | (Foto: Divulgação/PMBV)

Um relatório divulgado pela Vigilância Epidemiológica Estadual, nesta quarta-feira (4), revelou que 48 novos casos de hanseníase foram detectados em Canarana, a 990 km de Sinop, nos últimos seis meses. Do total de casos diagnosticados, dois são em crianças.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em princípio houve o diagnóstico de um caso, que desencadeou uma busca por parte das agentes municipais de saúde.

As buscas duraram seis meses e avaliaram 335 pessoas.

De acordo com a coordenadora da vigilância municipal, Alene Silva, os pacientes identificados com hanseníase já estão em tratamento e estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Outras 75 pessoas diagnosticadas anteriormente estão em tratamento para conter o avanço da doença.

Doença

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), Mato Grosso tem a maior taxa de detecção da hanseníase no país. Em 2015, a taxa de novos casos da doença foram de 93 registros a cada 100 mil habitantes.

No ano passado, 2.658 mil novos casos foram detectados. Entre 2009 e 2016, foram registrados 1.334 casos em crianças menores de 15 anos, o que representa 6% do total de registros.

A maior taxa de prevalência da doença é registrada na região Médio Araguaia, que tem 379 casos a cada 100 mil pessoas.