Sinop
Escola fará um festival de pipas
O objetivo é resgatar a antiga brincadeira quase desconhecida por crianças dessa geração
Geral | 01 de Setembro de 2017 as 11h 31min
Fonte: Assessoria

Empinar pipa, papagaio, arraia, raia, coruja. O nome pode variar de acordo com a região do país mas, essencialmente, trata-se de um mesmo objeto: geralmente construído com papel colorido, armação de madeira e uma cauda com tiras de papel ou plástico amarradas em uma linha.
Em tempos de modernidade e crianças cada vez mais tecnológicas, adeptas de aparelhos eletrônicos como tablets e celulares, o brinquedo confeccionado de forma manual pode parecer até mesmo desconhecido ou pouco familiar aos pequenos. "Hoje em dia percebemos, de modo geral, crianças muito focadas em jogos eletrônicos", lembra a professora Ana Cláudia Garcia de Souza, da Escola Municipal de Educação Básica Uilibaldo Vieira Gobo.
A unidade de ensino, localizada no quilômetro 840 da BR-163, no setor industrial norte, encontrou uma maneira divertida e lúdica de resgatar o espírito do soltar pipa. Conforme explica a professora Ana Cláudia que, também, é diretora da unidade, trata-se de um festival de pipas organizado pelos profissionais da escola e programado para o dia 06 de setembro, véspera do feriado da Independência.
A iniciativa, conforme explica a diretora, surgiu após diálogo com os educadores, visando proporcionar aos 182 estudantes um momento de 'retorno' aos costumes de pais e responsáveis, em relação às brincadeiras antigas. O festival será realizado em dois horários: pela manhã, entre 9h e 11h, e tarde, das 15h às 17h.
"Quando trazemos a brincadeira para a escola, as famílias, a gente revive essa tradição, esse momento. Isso tudo é contagiante e, além de colorir o céu, teremos pais, primos, tios, familiares, funcionários da escola envolvidos", destaca a diretora.
As atividades serão realizadas no pátio da escola, evitando que as crianças deixem o espaço. "Aqui na escola temos um pátio bem grande e sem acesso aos fios. Contaremos com a ajuda da Polícia Militar, por meio da ronda escolar", lembra, ainda, a diretora.
Conforme a pedagoga e mestre em Educação Jaqueline Diel, da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, a ação do brincar contribui de forma significativa com a aprendizagem das crianças. Ainda de acordo com a pedagoga, realizar ações dessa natureza superam as expectativas dos professores e os resultados são visíveis.
"O resgate de uma brincadeira remete à história de quem brincava, onde brincava e em que época brincava, e isso faz com que os alunos busquem com seus familiares esse diálogo. As ações das escolas perpassam muito além dos muros escolares e valorizar essas ações demonstra que através de um 'soltar pipas' os alunos soltam a imaginação, proporcionando experiências para duas vidas", avalia a pedagoga.
Notícias dos Poderes
Primeira parceria de negócios da MT CONSTRUIR em Sinop é firmada logo na abertura da feira
18 de Setembro de 2025 as 07h41Homem morre após levar descarga elétrica em Sinop
17 de Setembro de 2025 as 22h07Cervejas brasileiras ficam entre as melhores do mundo em competição internacional; veja quais
O European Beer Star, sediado na Alemanha, é considerado um dos concursos cervejeiros mais prestigiados do mundo
18 de Setembro de 2025 as 07h14SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde em encontro para debater prevenção ao suicídio
Evento foi realizado nesta quarta-feira (17), com o objetivo de debater melhorias e soluções para a área da saúde mental em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 17h22Vice-prefeito articula com ministro novas UBSs para fortalecer rede da atenção primária de Sinop
17 de Setembro de 2025 as 15h47Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico
17 de Setembro de 2025 as 15h27Prefeito sanciona lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas em Cuiabá
17 de Setembro de 2025 as 15h09Aluno de 12 anos de escola militar morre após parada cardíaca
Ele passou mal e foi levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e morreu em Alta Floresta
17 de Setembro de 2025 as 12h36