Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

CNH

Escola Pública de Trânsito capacita servidores para compor banca examinadora no polo de Sinop

Geral | 09 de Setembro de 2016 as 17h 00min
Fonte: Cleide Dantas | Detran-MT

| Foto: Ederson Carlini

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), por meio da Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito, capacita 21 novos examinadores e instrutores de trânsito para compor a banca examinadora de exames teóricos e práticos no polo regional em Sinop (500 Km de Cuiabá).

O curso "Formação de Instrutor e Examinador de Trânsito" teve início no dia 05 de setembro e será finalizado em 28 de outubro, cumprindo carga horária de 212 horas-aulas. As disciplinas são ministradas por servidores do Detran, do Batalhão da Polícia Militar (PM-MT), do Comando Regional do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano e a psicóloga credenciada.

O conteúdo aborda legislação de trânsito e procedimentos práticos para desempenho das atribuições de examinador e instrutor de trânsito. A capacitação descentralizada permitirá a implantação de mais uma banca examinadora fixa no interior do estado.

O coordenador da Escola Pública de Trânsito, Ederson Carlini, diz que o objetivo da formação é aumentar o número de servidores efetivos no cargo de examinador de trânsito, a fim de realizar os serviços de formação e, principalmente, avaliação dos candidatos para a condução de veículos automotores no município.

 

Descentralização

O diretor de Habilitação do Detran, Fernando Lopes, informou que esta é a terceira turma a ser capacitada pela Escola Pública de Trânsito este ano. No início do ano foram formados 18 servidores em Cuiabá, que hoje fazem parte das equipes de examinadores da Capital e do interior de Mato Grosso.

Em maio, mais 20 servidores foram capacitados em Rondonópolis e deram início à descentralização da banca examinadora. A iniciativa permitiu a implantação da primeira banca fixa fora da região metropolitana.

"Com a banca descentralizada, os exames são realizados com agendamento diário em Rondonópolis. A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Sinop seguirá o mesmo modelo assim que o curso for concluído. Nas outras localidades, as bancas da Capital cumprem um calendário com a banca itinerante, que tem caráter temporário, pois é realizada por agendamento", explica o diretor.

O planejamento foi traçado pela atual gestão em 2015, com o objetivo de ampliar e melhorar o atendimento à população e deve alcançar os cinco polos regionais até 2017.