Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Educação

Escolas em Sinop estão sem reformas e infestadas por pombos

Ministério Público foi acionado pela direção de uma das escolas

Geral | 01 de Maio de 2018 as 10h 40min
Fonte: G1 MT

Escola Municipal Jurandir Liberino de Mesquita |

Reformas pela metade, jardim sem cuidados, infestação de pombos e sinais de abandono resumem as condições de algumas unidades de ensino de Sinop, a 503 km de Cuiabá, como é o caso das escolas municipais Professor Jurandir Liberino de Mesquita, Ana Cristina de Sena e de Ensino Infantil no Bairro Jardim das Nações.

Segundo a secretária municipal de Educação, Veridiana Paganotti, estão sendo tomadas as providências necessárias para promover as reformas necessárias e coibir a entrada de pombos nas unidades de ensino.

Na Escola Jurandir Liberino de Mesquita, os sinais de precariease são evidentes, com telhado remendado por manta térmica - comprada por funcionários da unidade - e calçadas destruídas. Em 2017, o Tribunal de Contas do Estado apontou o problema para a que a prefeitura resolvesse, mas a resposta dada é de que a escola está em processo de licitação para a reforma.

Do lado de dentro da escola, a madeira do teto do corredores esta apodrecendo e há infiltração nas paredes das salas de aula. A sujeira dos pombos nos aparelhos de ar condicionado também chamam a atenção.

A obra da quadra de esportes, que foi concluída há 6 anos, está inacabada e ainda parece um canteiro de obras. Para tentar resolver o problema, os professores improvisam as atividades embaixo de uma tenda com a lona furada. Na quadra, o banco do time reserva está todo furado e cheio de água.

Segundo a diretoria da escola, a cada dois meses a unidade recebe R$ 18 mil para fazer a manutenção da unidade, que funciona há 18 anos no local - conta que não cobre todas as necessidades.

Já na Escola Ana Cristina de Sena, a proliferação dos pombos causa muita sujeira na quadra e deixam a área com um cheiro insuportavel. A direção explica que a verba que a escola recebe não é o suficiente para manter a manutenção da quadra. Existem funcionários que tentam manter a limpeza, mas poucos tempo depois ela fica suja de novo.

A escola de ensino infantil do Bairro Jardim das Nações notificou a Secretaria Municipal de Educação mais de 10 vezes em apenas um ano e os problemas já foram levados para o Ministério Público: infiltrações nas partes elétrica, hidráulica e no teto, interdição da fossa da escola que estava desbarrancando e inundações causadas pela chuva.

De acordo com a direção da escola, a verba que chega da Secretaria de Educação, que não passa de R$ 7 mil a cada dois meses, não cobre todos reparos urgentes.

Outro lado

À reportagem, a secretária de Educação de Sinop, Veridiana Paganotti, falou que a Escola Jurandir Liberino de Mesquita é antiga, mas que já está prevista a reforma do telhado, do forro e da parte elétrica, além da construção da quadra, que se arrasta desde 2012, devido a problemas de ordem financeira da empresa responsável.

Além disso, ela afirmou que todas as unidades com problemas de pombos devem receber forros e telas e que, no caso da escola que passou por reforma recente, a empresa já está resolvendo a calha, gesso e as infiltrações na parede e que espera terminar a organização da unidade até sexta-feira (4).