Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Estado adere ao Brasil Transparente nesta sexta-feira (26)

Governo do Estado também adotará o programa Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania

Geral | 26 de Junho de 2015 as 11h 28min
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da CGU

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, e a Secretária de Transparência, Patrícia Audi, participam, nesta sexta-feira (26), da cerimônia de adesão do governo de Mato Grosso aos programas Brasil Transparente e Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania. A cerimônia será realizada no Palácio dos Paiaguás, a partir das 9 horas da manhã.

Com a assinatura do governador Pedro Taques ao Brasil Transparente, o estado passa a contar com o auxílio da CGU na implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) e na adoção de medidas de governo aberto.  A adesão permitirá o avanço do estado no conceito de transparência de informações. O Mato Grosso ocupa a 17ª posição no ranking nacional de transparência, de acordo com a metodologia da Escala Brasil Transparente (EBT), lançada pela Controladoria no primeiro semestre de 2015, para avaliar o grau de cumprimento às normas da Lei 12.527/11.

O Poder Executivo de 13 cidades mato-grossenses (9% do total de municípios) já passou pela avaliação de transparência da EBT no primeiro semestre de 2015. A capital, Cuiabá, teve nota 5,28, e quatro cidades tiveram nota zero.  A nota do estado (6,39) foi resultado da avaliação do índice de transparência do Poder Executivo estadual e não sofreu influência dos resultados dos municípios.

O segundo ponto a ser acordado entre o governo de Mato Grosso e a CGU na cerimônia desta sexta-feira (adesão ao Um por todos!) resultará no engajamento de escolas públicas e particulares do Estado ao projeto pedagógico da CGU que utiliza os personagens da Turma da Mônica para levar valores ligados à participação social, à democracia, ao respeito à diversidade e à responsabilidade pelo bem-estar coletivo.

O programa também oferece aos alunos a oportunidade de conhecer e trabalhar, em atividades de classe ou em família, os conceitos de cidadania, democracia, interesse público, inclusão social, participação e autoestima.