Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Resposta

Estado remaneja 10 frascos de soro contra picada de cobra para Sinop

Estoque do município foi reforçado com 10 frascos de soro antilaquético

Geral | 29 de Agosto de 2018 as 15h 31min
Fonte: Jamerson Miléski

No último domingo, em Sinop, um paciente picado por uma cobra teve que ser transferido para Sorriso porque não havia o soro correto nos estoque do município. Hoje, quarta-feira (29), a secretaria Estadual de Saúde remanejou para Sinop 10 frascos de soro antiofídico do tipo antilaquético – específico para o tratamento contra o veneno de serpentes da família das surucucus, as maiores cobras peçonhentas da América do Sul.

Até ontem, Sinop possuía em seu estoque 18 ampolas de soro antibotrópico (para picada de jararaca), 54 ampolas de soro anticrotálico (cascavéis) e 5 ampolas de soro antielapídido (cobra Coral), mas nenhuma dose do soro antilaquético, justamente aquele que o paciente picado precisava.

O soro que chega a Sinop foi remanejado do município de Peixoto do Azevedo. No Brasil, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, cerca de 20 mil pessoas foram picadas por cobra em 2017. O país possui 256 espécies de cobras catalogadas, sendo que 70 são peçonhentas (capazes de inocular veneno). Apenas 3 laboratórios produzem o soro antiofídico:  o Instituto Butantã, o Instituto Ezequiel Dias e o Instituto Vital Brazil. Toda a produção é comprada pelo Governo Federal e distribuída para os Hospitais em todo Brasil. Ainda assim, é comum ocorrer falta de soro nos estoques.

 

Esqueça o Específico Pessoa

Existe um “remédio” bastante comum na região de Sinop, presente na maioria das fazendas, caixas de pesca e porta-luvas de caminhonetes: o Soro Específico Pessoa. Geralmente em um tubinho de plástico, com um rótulo simples, esse Soro se anuncia como eficaz no caso de picadas de animais peçonhentos, como aranhas, cobras e escorpiões. Acontece que o “Soro Específico”, não é um soro.

O Específico Pessoa é uma tintura fitoterápica, feita com raízes e folhas. É o que se chama popularmente de “garrafada”. Não há qualquer eficácia comprovada dos seus efeitos. Como o Específico Pessoa também não possui registro na Anvisa, não há como afirmar que seu consumo é seguro para humanos.

Por isso, em caso de picadas com cobras ou outros animais peçonhentos, a recomendação é procurar, imediatamente, atendimento médico. Somente para picadas de cobra existem 4 tipos de soros antiofídicos, de acordo com a espécie. O soro é armazenado sob refrigeração, administrado por um médico diretamente na veia.

Capturar e levar a cobra que picou não é necessário. O médico tem condições de identificar, diagnosticando o paciente, qual é o tipo de veneno em questão, indicando assim o soro adequado.