Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Programa de artesanato

Estado tem mais de seis mil artesãos cadastrados

Participação garante facilidade de acesso a crédito e benefício de aposentadoria

Geral | 18 de Agosto de 2015 as 15h 00min
Fonte: Fonte: Priscilla Vilela - Assessoria/Sedec-MT

| Foto: Divulgação

Seis mil e quarenta artesãos de Mato Grosso já aderiram ao Programa de Artesanato Brasileiro da Secretaria de Micro e Pequenas Empresas, vinculado em Mato Grosso a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). A participação no programa garante a oficialização comercial da atividade e facilita o acesso a crédito em bancos. A previsão é de que mais de 16 mil artesãos se vinculem ao programa e recebam a carteira, que comprova a atuação regular da profissão.

Entre os benefícios obtidos com vinculação ao Programa de Artesanato estão a isenção de nota fiscal para venda, além do registro junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do exercício da profissão, o que proporciona usufruto de direitos como aposentadoria e seguridade em caso de acidentes.

“Os artesãos estão podendo aproveitar de diversos benefícios que não teriam acesso caso não estivessem dentro do programa. É de extrema importância que eles tenham o registro de exercício de sua atividade”, aponta a coordenadora do Programa de Artesanato, Maria Avalone.

“A participação no Programa de Artesanato traz benefícios para o trabalhador, porque serve como uma base de apoio para a atividade”, pontua o secretário-adjunto de Empreendedorismo e Investimentos da Sedec, Leopoldo Mendonça.

 

Produção

A atividade artesanal em Mato Grosso é considerada forte e tem nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Barra do Garças como grandes produtores.

Entre os principais produtos, a cadeira de urubamba, produzida em Poconé, cerâmicas de Cuiabá e Várzea Grande, além de quadros, telas e artigos produzidos por indígenas das diversas tribos presentes no Estado.

“Nós somos um Estado amplo e com uma diversidade de produção muito grande. Por isso é importante que esses artesãos se integrem ao programa para poderem usufruir de benefícios e para que, além disso, nós possamos mapear como está distribuído o setor artesanal hoje e, assim, buscar programas, cursos e recursos que os auxiliem”, afirma o secretário-adjunto.

 

Serviço

Os artesãos que tiverem interesse em se cadastrar junto ao Programa de Artesanato, devem procurar a coordenadoria do programa, que fica na Secretaria Adjunta de Turismo da Sedec, localizada na Rua Voluntários da Pátria, região central de Cuiabá.

Para realizar o registro é necessário estar em posse do comprovante de residência, CPF, RG, foto 3x4, além de um produto do acervo do artesão. A emissão da carteirinha que comprova o registro é gratuita.