Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Educação

Estado vai implantar Escola Militar em Sinop

Unidade está prevista para entrar em atividade em 2018

Geral | 05 de Dezembro de 2017 as 09h 37min
Fonte: Redação

O município de Sinop será contemplado com a criação de uma escola estadual modelo de gestão militar, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e de Segurança Pública (Sesp). A unidade deverá ser inaugurada já no próximo ano.

Na última quinta-feira (30), o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Marco Marrafon, se reuniu com o deputado estadual Dilmar Dalbosco e com os vereadores Luciano Chitolina e Adenilson Rocha para debater sobre o projeto. A reunião ainda contou com a presença do secretário adjunto de Relações Institucionais, João Creplive Neto, Coronel Marcos Roberto, responsável pelo projeto Anjos da Escola, do coronel Valter Luiz Razera e da assessora pedagógica de Sinop, Janaína Chitolina.

Durante o encontro, o vereador Luciano Chitolina ressaltou que a criação do projeto é um pedido da própria comunidade sinopense, que também tem visto o sucesso das escolas militares instaladas em outros municípios. “Estamos muito ansiosos em contar com uma escola que é referência em ensino e também em cidadania”, completou.

O secretário Marco Marrafon destacou que a unidade é um modelo de sucesso na educação estadual. “Só ouvimos coisas boas dos alunos, professores e de toda a comunidade que está envolvida no projeto. São eles que vão reconstruir o país e por isso que precisamos trabalhar firmemente para concretizar o sonho deles”.

A Seduc juntamente com a Sesp e a Câmara dos Vereadores de Sinop estuda em qual local a escola será instalada inicialmente, até que o projeto de construção seja concluído. A ideia inicial é utilizar a antiga estrutura da escola estadual Osvaldo de Paula, onde até o ano passado operou o EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

 

Unidades

Em 2017, após mais de 30 anos da criação da primeira escola militar de Mato Grosso, a Seduc, em parceria com os municípios e a Sesp, lançou mais quatro unidades: em Confresa, Juína, Nova Mutum e Sorriso. O modelo tem sido elogiado pelas comunidades e outros municípios têm se interessado em abrigar o projeto.

O modelo de escola funciona integrado com a Sesp – e tem como objetivo contribuir no processo de formação do cidadão. A escola segue a matriz curricular na rede estadual, com o desenvolvimento nos alunos do sentimento de amor à Pátria, da sadia mentalidade de disciplina consciente, do culto às tradições nacionais, regionais e do respeito à cidadania e aos direitos humanos.

É permitido aos militares ministrarem aulas na educação básica, desde que devidamente habilitados para docência nas áreas específicas, conforme os procedimentos para atribuição adotados pela Seduc.

 

Pró-Escolas

As escolas militares também fazem parte do Pró-Escolas, maior programa de investimentos da história da educação estadual, com um orçamento de mais de R$ 360 milhões.

O principal objetivo da iniciativa é a melhoria do nível de aprendizagem, além da redução da evasão escolar em Mato Grosso.