Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Estudantes da UFMT em Rondonópolis mantêm greve mesmo após anúncio de suspensão de reajuste na alimentação

Alunos reivindicam maior participação no conselho superior da universidade.

Geral | 17 de Maio de 2018 as 16h 39min
Fonte: G1 MT

Durante greve, aulas no campus da UFMT de Rondonópolis e estão suspensas | Foto: UFMT/Divulgação

Os estudantes do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Rondonópolis, a 741 km deSinop, continuam em greve sem previsão de término, mesmo depois que a reitoria da instituição de ensino voltar atrás e suspender o reajuste da refeição no Restaurante Unversitário (RU), de R$ 1 para R$ 5.

Acontece que os alunos também estão reivindicando mais participação no Conselho Superior da UFMT, onde são debatidos os assuntos de interesse da comunidade acadêmica.

A suspensão do reajuste no valor do restaurante universitário foi anunciada nessa terça-feira (15). A decisão ocorreu após protestos de estudantes, greve dos estudantes e ocupações em campus da instituição de Cuiabá.

A greve, decidida na semana passada, foi tomada contra a mudança na política de alimentação e cortes no orçamento da instituição.

De acordo com a UFMT, a decisão de suspensão do reajuste será até dezembro deste ano e foi encaminhada aos estudantes como forma de garantir o debate com a comunidade acadêmica.

No documento enviado pela reitoria aos comandos de greve dos estudantes e Diretório Central dos Estudantes (DCE’s) dos campus de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Araguaia e Rondonópolis, há o compromisso de construir uma nova política de alimentação a partir de 2019.

Ainda conforme a UFMT, para isso, será necessária a readequação de despesas em 2018 para garantir o funcionamento da universidade.

A realização de audiências públicas em todos os campus da universidade com a presença da reitora foi outra decisão encaminhada aos estudantes.

A UFMT afirmou que os recursos das universidades públicas destinados a despesas de custeio vêm caindo seguidamente nos últimos anos.

Outros estudantes em situação de vulnerabilidade