Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Evento quer transformar boas ideias em futuros negócios

A proposta é criar uma vitrine para expor empreendedores e inovações locais

Geral | 23 de Novembro de 2017 as 12h 02min
Fonte: Jamerson Miléski

Na próxima semana, nos dias 1 e 2 de dezembro, Sinop terá a 1ª Feira de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Negócios. O evento é idealizado pelo curso de Administração da Unemat Sinop, com o apoio da prefeitura municipal e ACES (Associação Comercial e Empresarial de Sinop).

Apesar do nome amplo, capaz de englobar praticamente qualquer assunto, a Feira possui um objetivo bastante específico: ser uma vitrine das boas ideias que existem em Sinop. É o que explica o coordenador do curso de Administração da Unemat, Ronald da Silva. “Queremos fazer com que as boas ideias que nascem na sala de aula, dentro das universidades ou mesmo na rua se consolidem como negócios, saindo do projeto para se tornarem reais”, comenta o professor.

A feira terá a função de apresentar bons projetos para potenciais investidores. Os organizadores lançaram o edital do evento abrindo espaço para 50 projetos. Segundo Ronald, na manhã desta quinta-feira (23), pelo menos 40 projetos já estavam registrados. “Convidamos todas as instituições de ensino da cidade à participar do evento, difundindo essa oportunidade aos seus acadêmicos, estimulando a apresentação de projetos. Mas esse evento não está restrito aos estudantes. Qualquer pessoa da comunidade pode participar”, explica o coordenador.

O prazo para inscrever projetos na Feira Tecnológica encerra amanhã, sexta-feira (24). Quem ainda não tiver um projeto “modulado”, pode procurar auxílio dos organizadores para moldar a sua ideia e apresenta-la no evento. Conforme Ronald, o evento será orgânico, simultâneo, com projetos sendo apresentados constantemente. Basicamente um shopping de negócios em potencial, em que visitantes e investidores poderão conhecer ou mesmo “comprar” essas ideias. Também haverá um espaço para uma apresentação rápida, em que cada autor pode expor um resumo do seu projeto. “Nossa estimativa é de que 9 mil pessoas passem pela feira”, estima o coordenador.

A Feira de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Negócios será realizada no Tatersal da Acrinorte, junto ao Parque de Exposições. Na sexta-feira o evento abre as portas às 17h até às 21h. No sábado, das 8h às 13h. A entrada é franca, tanto para o público que irá visitar o evento, quanto para a apresentação de projetos. Além dos novos empreendedores, haverá um espaço com empresas que apresentarão inovações tecnológicas, que podem contribuir com a atividade de empresas já consolidadas.

 

Palestras e formação

O perfil da feira é mais focado nos negócios do que na formação acadêmica. Por isso, as palestras que compõem o evento foram planejadas com o intuito de agregar experiência empresarial e mercantil para o público.

Logo nas primeiras horas do evento, as 18h30 do dia 1 de dezembro, o diretor da AgriHUB, Heygler de Paula irá conduzir um painel interativo sobre “Startup- Desafios e Desmistificações, quem pode?”

A segunda palestra do evento, às 20h, será de Pedro Teodoro, da FabFounder at FabLab, sobre “Empreendedorismo e Negócios Brasil e Mundo”.

No sábado, às 10h, os organizadores promovem o Painel Interativo online com Geber Lisboa Ramalho, da Universidade Federal de Pernambuco, sobre Inovação. Considerado uma das maiores mentes inovadoras do mundo dos negócios, Geber fará sua participação no evento através de um link interativo.

Entre as 9h e 11h da manhã de sábado, o evento terá a “Chuva de Meteoros” – um projeto desenvolvido por professores da UNEMAT Sinop, que tem como objetivo apresentar para acadêmicos e a sociedade pessoas que obtiveram o sucesso em suas vidas.

O evento encerra com um painel geral composto pelas entidades que participaram do evento.

Todas as informações e inscrições podem ser feitas através do site da empresa junior do curso de Administração da Unemat: www.i5administra.com.br