Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Ex-secretário será um “gerentão” dos postos de saúde

Burocracia ficará com o novo secretário enquanto Specian fará o trabalho corpo a corpo nas unidades

Geral | 27 de Fevereiro de 2015 as 17h 54min
Fonte: Jamerson Miléski

Manoelito, Juarez, Rosana Martinelli e Specian: saúde em dose dupla |

Mais do que uma acomodação em cargos ou um mudança de staff para oxigenação da gestão, a troca dos secretários de Saúde do município de Sinop representa uma nova estratégia para atacar os problemas do setor. O recém anunciado secretário, Manoelito Rodrigues, funcionário de carreira interventor que abriu o Hospital Regional de Sinop, absorverá a parte burocrática da função: gerir o orçamento, fazer compras e designar servidores. Conforme prevê o posto, será o gestor da saúde municipal, assim como vinha fazendo o médico Francisco Specian Junior.

A diferença é que o novo secretário contará com o aporte de um “gerentão”, para acompanhar o trabalho nos postos de saúde. Essa será a função do ex-gestor da pasta. Bastante prestigiado pelo prefeito de Sinop, Juarez Costa, Specian continua com status de homem de confiança na saúde, designado para resolver os problemas onde eles estão concentrados: na ponta!

Specian continua recebendo como médico concursado do município. Segundo ele, a partir de agora seu trabalho será acompanhar o funcionamento das unidades básicas de saúde, os conhecidos “postinhos”, localizados nos bairros. “Eu tenho conhecimento das falhas nas estruturas e do que precisa ser melhorado. Irei de posto em posto para ver o que precisa ser melhorado, como está o fluxo dos pacientes e o rendimento das equipes. Queremos estimular os colegas de trabalho para que sinta-se satisfeitos em atuar na rede municipal”, declarou.

O GC Notícias perguntou ao ex-secretário o que irá acontecer se, em sua incursão pelas unidades de saúde, se deparar com um posto de saúde sem médico – realidade de alguns bairros. Specian disse que, se preciso, ele mesmo fará o atendimento e em um segundo momento identificará a razão da falta de um profissional.

Specian reconheceu a dificuldade em fazer o controle da jornada de trabalho dos profissionais da saúde, ação que ele mesmo iniciou enquanto secretário. Com essa nova forma de atuar, o médico acredita que terá melhores resultados no gerenciamento dos profissionais da saúde que prestam serviços ao município, sejam concursados ou contratados.

Quanto ao seu sucessor, Specian considera Manoelito uma “pessoa chave” para fazer a gestão da saúde. “Tem conhecimento na área, domínio do assunto e abertura em Cuaibá... 90% dos municípios do Estado não tem a complexidade do orçamento e da estrutura de saúde pública da cidade de Sinop”, revelou.

 

E a empresa pública?

Specian acredita que dentro de 40 dias a ESSP (Empresa Sinopense de Saúde Pública), esteja 100% constituída e pronta para operar. Futuramente Specian deve assumir a direção da empresa pública.

Enquanto isso, município e estado entram em um processo de conversação para que a ESSP assuma a gestão do Hospital Regional de Sinop. O governo do Estado tem sinalizado a intenção de administrar a unidade através de um consórcio intermunicipal, similar ao que ocorre no Regional de Sorriso. Para Specian não é a melhor opção. “Sorriso é totalmente diferente de Sinop. O prédio do Hospital de Sinop é do município. Sinop tem curso de medicina e residência médica já aprovada. Além do que, a gestão por consórcio não tem se mostrado a mais eficaz. Através da empresa pública podemos fazer do Regional de Sinop um Hospital Universidade”, afirmou.

Segundo ele já existe um parecer favorável da reitoria da UFMT, se manifestando nesse sentido. A gestora da universidade defende um modelo de parceria ao invés da UFMT assumir completamente a gestão do Hospital.

Specian, que desde janeiro faz parte do quadro docente do curso de Medicina mais uma vez está posicionado de maneira chave para fazer a “costura” dentro da gestão da saúde pública.