Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Carnaval

Ex-vocalista tenta prejudicar show da sua antiga banda em Sinop

Separados desde 2014, vocalista e banda reivindicam propriedade do grupo

Geral | 24 de Fevereiro de 2020 as 16h 37min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Divulgação

“A Banda Gasparzinho não tem show marcado para Sinop no dia 22 de fevereiro”. Esse foi o teor da mensagem enviada pela assessoria de imprensa ao GC Notícias na sexta-feira (21). Ao invés disso, “Gasparzinho” iria tocar no carnaval na cidade de Balsas, no Maranhão. Enquanto isso, o Carnaval Pilantras 2020 – o mais tradicional da cidade de Sinop - anunciava em suas redes sociais um show da Banda Gasparzinho, para noite de sábado.

Os dois shows aconteceram, simultaneamente. O carnaval do Pilantras em Sinop teve a Banda Gasparzinho. A festa em Balsas (MA), também. Essa não é uma história sobre o poder sobrenatural desse fantasma estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas sim sobre quem é o “falecido” e quem continua vivo.

A mensagem de alerta endereçada ao GC Notícias foi enviada pela assessoria de imprensa contratada pelo cantor Netto. No e-mail enviado, Netto se identificava como vocalista “único e exclusivo” da banda Gasparzinho. Junto da mensagem, haviam cópia dos processos de registro de propriedade da marca, junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) – órgão que faz o registro de patentes e marcas.

O e-mail afirmava ainda que tal situação já havia ocorrido em outras cidades, acusando outros grupos musicais de utilizar a sua identidade artística.

Já a assessoria de imprensa do Carnaval Pilantras afirmava que o show iria acontecer e que não seria com o “Gasparzinho Fake”. O contrato para show, no entanto, havia sido firmado com uma terceira empresa, que ficou a cargo de contratar a banda. O GC Notícias teve acesso ao documento, que em nenhum trecho estabelece quem seriam os artistas da banda que estariam em Sinop.

Checando os documentos apresentados pela assessoria do cantor Netto – que afirma ser dono da marca “Banda Gasparzinho” – junto ao site do INPI, ficou claro que os pedidos de registro ainda não foram aprovados. Uma busca completa revelou que existem 3 processos diferentes buscando o registro da marca “Banda Gasparzinho”, no INPI.

Um deles é da Produtora X Ltda EPP, ao qual está vinculada ao Cantor Netto. O segundo é da RDR Promoções e Eventos Ltda ME, apresentado em 2014. A última é em nome de uma pessoa física: José Carlos dos Santos, do ano de 2013. Nesses últimos dois processos os pedidos foram indeferidos.

O pedido da Produtora X Ltda foi apresentado em janeiro desse ano e, como tal, ainda não teve tempo de ser avaliado. Possivelmente será indeferido, uma vez que o autor da marca Gasparzinho é Walt Disney Corporation – empresa americana criadora do “fantasminha camarada”.

 

Separação que pariu os fantasmas

Em 2013, a Banda Gasparzinho começou a ganhar projeção com a música “Via no Cavalinho, vai”. Foi considerada banda destaque no verão daquele ano em Minas Gerais.

Em 2015, Netto deixou a banda para investir na carreira solo, com a produtora Sampa Produções. Ele se apresentava como Netto Gaspariznho, o “Rei da Arrochadeira”.

A banda “abandonada” por Netto, chamou Mr. Bryan – que até então era vocal da banda “Arrocha Rajadão” – para assumir o microfone. Fato a parte: na época o dono do “Arrocha Rajadão” acusou Bryan de abandono de emprego.

Bryan continua como vocalista da Banda Gasparzinho, que apesar do ex-vocalista não concordar, continua utilizando o nome do fantasminha boa praça. Foi com Bryan cantando que a banda fez uma “turnê” nos Estados Unidos em 2016.

As artes utilizadas pelo Carnaval do Pilantras para divulgar o evento estampavam o cantor Bryan para representar a Banda Gasparzinho.