Carnaval
Ex-vocalista tenta prejudicar show da sua antiga banda em Sinop
Separados desde 2014, vocalista e banda reivindicam propriedade do grupo
Geral | 24 de Fevereiro de 2020 as 16h 37min
Fonte: Jamerson Miléski

“A Banda Gasparzinho não tem show marcado para Sinop no dia 22 de fevereiro”. Esse foi o teor da mensagem enviada pela assessoria de imprensa ao GC Notícias na sexta-feira (21). Ao invés disso, “Gasparzinho” iria tocar no carnaval na cidade de Balsas, no Maranhão. Enquanto isso, o Carnaval Pilantras 2020 – o mais tradicional da cidade de Sinop - anunciava em suas redes sociais um show da Banda Gasparzinho, para noite de sábado.
Os dois shows aconteceram, simultaneamente. O carnaval do Pilantras em Sinop teve a Banda Gasparzinho. A festa em Balsas (MA), também. Essa não é uma história sobre o poder sobrenatural desse fantasma estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas sim sobre quem é o “falecido” e quem continua vivo.
A mensagem de alerta endereçada ao GC Notícias foi enviada pela assessoria de imprensa contratada pelo cantor Netto. No e-mail enviado, Netto se identificava como vocalista “único e exclusivo” da banda Gasparzinho. Junto da mensagem, haviam cópia dos processos de registro de propriedade da marca, junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) – órgão que faz o registro de patentes e marcas.
O e-mail afirmava ainda que tal situação já havia ocorrido em outras cidades, acusando outros grupos musicais de utilizar a sua identidade artística.
Já a assessoria de imprensa do Carnaval Pilantras afirmava que o show iria acontecer e que não seria com o “Gasparzinho Fake”. O contrato para show, no entanto, havia sido firmado com uma terceira empresa, que ficou a cargo de contratar a banda. O GC Notícias teve acesso ao documento, que em nenhum trecho estabelece quem seriam os artistas da banda que estariam em Sinop.
Checando os documentos apresentados pela assessoria do cantor Netto – que afirma ser dono da marca “Banda Gasparzinho” – junto ao site do INPI, ficou claro que os pedidos de registro ainda não foram aprovados. Uma busca completa revelou que existem 3 processos diferentes buscando o registro da marca “Banda Gasparzinho”, no INPI.
Um deles é da Produtora X Ltda EPP, ao qual está vinculada ao Cantor Netto. O segundo é da RDR Promoções e Eventos Ltda ME, apresentado em 2014. A última é em nome de uma pessoa física: José Carlos dos Santos, do ano de 2013. Nesses últimos dois processos os pedidos foram indeferidos.
O pedido da Produtora X Ltda foi apresentado em janeiro desse ano e, como tal, ainda não teve tempo de ser avaliado. Possivelmente será indeferido, uma vez que o autor da marca Gasparzinho é Walt Disney Corporation – empresa americana criadora do “fantasminha camarada”.
Separação que pariu os fantasmas
Em 2013, a Banda Gasparzinho começou a ganhar projeção com a música “Via no Cavalinho, vai”. Foi considerada banda destaque no verão daquele ano em Minas Gerais.
Em 2015, Netto deixou a banda para investir na carreira solo, com a produtora Sampa Produções. Ele se apresentava como Netto Gaspariznho, o “Rei da Arrochadeira”.
A banda “abandonada” por Netto, chamou Mr. Bryan – que até então era vocal da banda “Arrocha Rajadão” – para assumir o microfone. Fato a parte: na época o dono do “Arrocha Rajadão” acusou Bryan de abandono de emprego.
Bryan continua como vocalista da Banda Gasparzinho, que apesar do ex-vocalista não concordar, continua utilizando o nome do fantasminha boa praça. Foi com Bryan cantando que a banda fez uma “turnê” nos Estados Unidos em 2016.
As artes utilizadas pelo Carnaval do Pilantras para divulgar o evento estampavam o cantor Bryan para representar a Banda Gasparzinho.
Notícias dos Poderes
Secretário de Saúde de Sorriso faz balanço dos seis primeiros meses de gestão e projeta avanços estruturais na rede pública
17 de Julho de 2025 as 15h42PF: provas mostram que magistrados de MT receberam propina
Investigação identificou que empresa de advogado transferiu R$ 5 mi para enteada de magistrado
17 de Julho de 2025 as 15h39Menina esfaqueada pelo pai recebe alta médica após 24 dias
17 de Julho de 2025 as 15h25Colisão entre duas carretas e carro deixa um morto na BR-163 entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde
17 de Julho de 2025 as 15h14Nova frente fria chega em MT neste sábado
17 de Julho de 2025 as 15h10TCE cita Lei estadual e defende reabertura do Morro de Santo Antônio para visitação pública
17 de Julho de 2025 as 15h02PF apura ligação de ministros do STJ com empresário de MT
17 de Julho de 2025 as 10h43Como Trump quer mudar receita da Coca-Cola nos EUA
A Coca-Cola disse que 'agradece o entusiasmo do presidente Trump', sem confirmar que planeja fazer o ajuste
17 de Julho de 2025 as 10h36