Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Operação

Exército realiza Operação Midas Norte

Geral | 17 de Novembro de 2016 as 09h 02min
Fonte: Assessoria 9ª Região Militar

| Foto: Assessoria

A 9ª Região Militar iniciou nesta segunda-feira, 14 de Novembro, a OPERAÇÃO MIDAS NORTE por intermédio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC/9). As fiscalizações são realizadas com o apoio de Órgãos de Segurança Pública Especializados, como a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), em Pessoas Jurídicas que lidam com Produtos Controlados pelo Exército (PCE), com ênfase em explosivos, artigos químicos, armas e munições.

As fiscalizações ocorrem no Norte de Mato Grosso em empresas de extração de minério; prestadoras de serviço de detonação para construção civil; depósitos de explosivos e produtos químicos; e comércios de armas e munições. Além da inspeção destas atividades, a ação também visa levar informação aos que trabalham com produtos controlados, buscando assim regular o trato correto, seguro e legalizado destes produtos.

Com base em análises de informações coletadas em operações anteriores, imagens aéreas e outras fontes, as atuações desta terça-feira 15 de Novembro, conduziram as equipes em abordagens específicas. Uma das investidas levou ao local de garimpo entre os municípios de Nova Santa Helena e Marcelândia - MT, onde foram apreendidas 149 unidades de emulsão explosiva encartuchada, 48 espoletas, 52m de cordel detonante e 7,5m de estopim. A segunda ocorrência foi em uma pedreira, também próxima ao município de Nova Santa Helena-MT. Na pedreira foi constatada a fabricação irregular de explosivos, sendo encontrados 5.500Kg de explosivo ANFO, aproximadamente 500Kg de emulsão explosiva encartuchada, mais de 1.300 metros de cordel detonante e diversos acessórios explosivos. Ambos os locais não possuem autorização para o trato com PCE. Os responsáveis pelos Produtos Controlados do garimpo e da pedreira foram conduzidos à delegacia pela equipe do BOPE.

Ações como esta serão intensificadas, objetivando a legalização das empresas, o correto manejo de produtos controlados e a redução de desvio destes artigos para uso em atividades ilícitas. Caso haja dúvidas ou interesse em saber como trabalhar legalmente com PCE, entre em contato com o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC/9) através do e-mail atendimento-sfpc@9rm.eb.mil.com.br ou acesse www.dfpc.eb.mil.com.br.