Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Faculdade Faseb diz também ser uma vítima da Seduc

Instituição de ensino afirma que curso rejeitado foi oferecido por uma instituição parceira

Geral | 30 de Novembro de 2018 as 10h 12min
Fonte: Geovanna Klaus

Esta semana, o GC Notícias relatou a situação de pessoas que prestaram o concurso do Estado e não tiveram seus certificados de curso aceitos pela Seduc (Secretaria Estadual de Educação). Essas pessoas afirmavam ter cursado na Faseb, uma instituição de ensino a distância – muito embora seus certificados tenham sido expedidos pela FUNPAC (Fundação Padre Cícero Caliman).

Agora, a Faseb afirma que não foi responsável pelos cursos rejeitados pelo Estado. É o que afirma o advogado Luiz Iori, que representa a instituição. Em contato com nossa reportagem, Iori afirmou que, até o ano de 2016, a Faseb firmou uma parceria com a Funpac, onde se limitava a oferecer a estrutura física para os cursos. Os métodos, avaliações, certificados e todo o desenvolvimento da formação, no entanto, eram de competência exclusiva da Funpac.

Em nota redigida ao GC Notícias, Edgar Hoffman Neto, presidente da Faseb, disse que a empresa ofereceu o curso de complementação pedagógica até o ano de 2016, em parceria com a FUNPAC. 

Edgar relatou também que a FUNPAC não possui Portaria de Educação a Distância, por esse motivo os certificados foram barrados. “Os cursos feitos pelos alunos foram de complementação pedagógica e não de Licenciatura Plena. A Faseb, se solidariza com os alunos que foram vítimas junto com a instituição”, declarou o diretor.

O GC Notícias entrou em contato com a Secretaria de Estado de Gestão (SEGES) para saber quais os motivos dos certificados não serem mais aceitos. De acordo com o departamento de Posse da Seges, a faculdade FUNPAC emitiu certificados irregulares. “A faculdade não pode emitir documentos para alunos que não estudaram na instituição”, afirmou a assessoria de imprensa da Seduc.

A Funpac não tem liberação para EaD (Educação a Distância) e não poderiam firmar parceria com nenhuma outra instituição. A Faseb afirma que tem contrato, mas segundo o MEC é irregular.

A instituição de ensino considera a restrição da Seduc aos diplomas uma atitude arbitrária e tem procurado, judicialmente, derrubar a posição. A Faseb alega que os cursos tem natureza complementar e não de licenciatura.

 

Confirma a nota da Faseb na íntegra

A FASEB ofereceu curso de complementação pedagógica até o ano de 2016, com autorização da FUNPAC, via contrato de parceria e com o devido amparo legal, uma vez que a legislação educacional vigente prevê a possibilidade de oferta de cursos por meio de parceria de Instituição de Educação Superior-IES credenciadas, com entidades como a FASEB. Contudo, em tais casos, somente as atividades de natureza operacional e logística, como a utilização de infraestrutura, permanecendo as atividades de natureza acadêmica de responsabilidade estrita da instituição regularmente credenciada para a oferta dessa modalidade, nesse caso a FUNPAC.

Assim sendo, a emissão do documento de conclusão de curso não foi emitido pela FASEB, e sim pela FUNPAC, não obstante a parceria que tenha perdurado até o ano de 2016.

Nesse contexto, a negativa de posse ou mesmo a rejeição do documento emitido pela FUNPAC, não se deu da parte do MEC, mas sim da Comissão Permanente de Posse da SEDUC/MT, de acordo com o edital nº 01/2017. O documento não foi aceito pela Secretaria não pelo fato de ser falso, mas pela alegação da SEDUC de que o edital não contempla o curso de complementação pedagógica, e pelo fato de a FUNPAC não possuir Portaria de Educação à Distância, mesmo esse curso sendo ofertado desde 1996 quando a educação à distância ainda não gozava do pleno funcionamento como atualmente.

Vale observar que o curso ofertado foi de complementação pedagógica e não de Licenciatura Plena, Graduação com Diploma registrado em Universidade. Trata-se de um curso COMPLEMENTAR de formação continuada com o seguinte amparo legal: RESOLUÇÃO MEC Nº 2/97, RESOLUÇÃO MEC Nº 02/2015 E RESOLUÇÃO MEC Nº 01, DE AGOSTO DE 2017, Resoluções estas que não pressupõem, nem prescrevem e nem ordenam a oferta do referido curso na modalidade de educação à distância, até por se tratar, como dito, de um curso complementar que apenas habilita com a equivalência profissional àqueles que concluíram o curso para o exercício de cargo de Professor da Educação Básica e assim por diante, tendo amparo legal também pela LDB, independentemente da modalidade de educação. Conclui-se, pois, que de maneira alguma esse curso deve ser enquadrado na mesma forma e natureza de um curso de graduação ou segunda licenciatura, à título de exemplo.

Outrossim, vale esclarecer que não foi a FASEB que recebeu a negativa de posse e tampouco a FUNPAC ou qualquer outra instituição citada pela SEDUC, mas os alunos com os devidos certificados e documentos de conclusão de curso emitidos pelas instituições. Registra que o nome da FASEB sequer é citado pela SEDUC nestes termos de suspensão de posse.

Vale ressaltar que a FASEB, embora finda a parceria com a FUNPAC, em momento algum deixou de prestar aporte e subsidio jurídico aos alunos para que eles pudessem recorrer contra o Estado (SEDUC), ante a negativa de posse, para usufruírem do direito líquido e certo como reza o concurso e o documento emitido que está de conformidade com a legislação. Salientando que, como consta na SEDUC/MT, a FUNPAC também manifestou pronunciamento alegando sua legitimidade frente ao curso ofertado.

Registra ainda que a matéria é objeto de mandado de segurança contra o Estado/SEDUC, e que aguarda decisão, uma vez que a negativa de posse resulta de posição contrária da SEDUC na interpretação e aplicação da legislação referente ao caso. Desta forma, eventuais vitimas de semelhante lesão ao seu sagrado direito, deverão procurar a FASEB para receber aporte e subsídio jurídico, pois a FASEB também se considera vítima do Estado/SEDUC.

Observa ainda que referidos documentos eram aceitos pelo Estado, inclusive com dezenas de concursados que assumiram o cargo e função sem qualquer embaraço por parte da SEDUC, porém de forma sumária, abrupta e arbitrária, passou à rejeitar os documentos.

Atualmente a FASEB oferece ONZE cursos de graduação e mais de QUATROCENTOS cursos de Pós-Graduação com o devido Credenciamento e Portaria de Educação à Distância, devidamente publicado no Diário da União, junto ao MEC.

A FASEB se solidariza com os alunos que foram vítimas junto com a instituição, desejando, que nesse embate contra o Estado/SEDUC, todos os alunos na iminência de serem lesados, possam lograr êxito.

EDGAR HOFFMAN NETO

Presidente da FASEB