Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Cuiabá

Família consegue consulta oftalmológica e óculos de graça no Multiação

Geral | 17 de Agosto de 2015 as 15h 03min
Fonte: Fonte: Assessoria

| Fotos: Assessoria

Pai, mãe e filha. Todos com algum tipo de problema na visão. Porém, enxergar bem não era a maior dificuldade deles, mas, sim, conseguir atendimento médico. Situação que foi resolvida neste sábado (15/08), durante a 26ª edição do Multiação, realizada no bairro Altos da Serra, em Cuiabá. A família acordou cedo para conseguir senha para o novo serviço oferecido – as consultas oftalmológicas. Ofertado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), três médicos atenderam, gratuitamente, a 130 pessoas, como dona Lusinete Maria da Silva, o esposo dela Gesivando de Deus e a filha de 9 anos, Luzia Graziele Silva de Deus.  Além de conseguirem atendimento, mãe e filha voltaram para casa de óculos, presenteados pelas Óticas Koral, que doou um total de 50 óculos neste Multiação.

Estes foram alguns dos diversos serviços oferecidos pelo projeto social do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Rede Mato-Grossense de Televisão (TVCA) e mais 20 parceiros, que visa levar cidadania à população mais carente. Em quase dois anos, o Multiação já atendeu mais de 160 mil pessoas e a meta é alcançar 200 mil até o fim do ano. Para quem participa como voluntário, a certeza de que vale a pena ajudar ao próximo, para quem recebe o atendimento, o sentimento é de gratidão. “Eu sentia muita dor de cabeça, sempre reclamava para a professora que tinha dificuldades em copiar do quadro, por isso minha mãe me trouxe aqui. Estou muito feliz, pois, agora, tenho óculos”, declarou a pequena Luzia, que tem astigmatismo e precisará usar óc ulos diariamente, segundo os médicos.

Mas não foi somente a família da dona Lusinete a beneficiada. Na edição de sábado, o projeto atendeu 7.747 pessoas, como o aposentado de 76 anos, José Pereira da Silva, que fez o exame preventivo ao câncer de próstata (PSA), oferecido pelo laboratório Carlos Chagas. Quem também saiu satisfeita do Multiação foi a técnica de enfermagem, Joviane Gonçalves da Silva, que levou a filha de três meses para vacinar contra a meningite no estande do Rotary, que ofertou ainda vacinas contra a hepatite B, febre amarela, tríplice viral e outras. “Moro no Novo Horizonte, bairro vizinho, e lá não tinha vacina no posto de saúde, então aproveitei essa oportunidade”, disse Joviane, que também levou a filha de quatro anos para brincar. “Temos poucas opções de lazer, por isso quero aproveitar o dia aqui com minhas filhas”, acrescentou.

Além da área médica, o Multiação oferece à população serviços odontológicos, informações úteis de cidadania, cadastro em vagas de estágio e emprego, orientações jurídicas, matrículas em cursos, informações sobre contas de água e luz, confecção do Cadastro de Pessoa Física (CPF), corte de cabelo, brincadeiras para as crianças, consultas veterinárias e cultura, com apresentação do grupo de Siririri, Flor de Atalaia.

No estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), as novidades chamaram a atenção de adultos e crianças. Durante todo o dia, centenas de pessoas observaram pelo microscópio os fungos e bactérias presentes em alimentos e na pela humana. A customização de camisetas também atraiu um grande número de mulheres que participaram da oficina, uma delas a estudante Vilma Silva Dias. “Aprendi algo novo. Agora, eu mesma poderei customizar minhas roupas e, quem sabe, até ganhar uma renda extra”.

Para o 1º vice-presidente do Sistema Fiemt, Edgar Teodoro Borges, a cada edição o Multiação se fortalece, ganha novos parceiros, como o mais recente, o Centro de Valorização à Vida (CVV), e atinge um número maior de pessoas. “Só temos o que agradecer. Aos parceiros, pela dedicação e empenho, e à população, por acreditar no projeto”.

O Multiação conta hoje com 20 parceiros. São eles: Instituto Ação Verde, Banco do Brasil, CAB Cuiabá, Caixa Econômica Federal, Controladoria Geral da União (CGU), Clínica Veterinária Cuiabá, Energisa, Instituto Embelleze, Laboratório Carlos Chagas, Instituto Lins da Visão, Óticas Koral, Projeto Via Láctea, Sebrae, Rotary, Stelmat, Unimed, Uniodonto, Universidade de Cuiabá (Unic), Purissima, Centro de Valorização à Vida (CVV) além do apoio da Cavalaria da Polícia Militar de Mato Grosso, Ativa locações e das casas ligadas ao Sistema Fiemt, (Sesi, Senai e IEL).