Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Famílias de vítimas de trânsito marcham para Câmara de vereadores

Caminhada pela vida pediu atenção dos governantes para evitar mais mortes no trânsito

Geral | 06 de Junho de 2017 as 10h 30min
Fonte: Jamerson Miléski

Cerca de 150 pessoas, vestidas de branco, carregando faixas e fotos de vítimas fatais do trânsito, marcharam em direção a Câmara de Vereadores de Sinop na noite dessa segunda-feira (5). Na manifestação de apelo a vida estavam 7 famílias de pessoas que morreram em consequência de acidentes de trânsito no ano de 2017.

Intitulada “1ª Caminhada pela Vida” a manifestação teve como objetivo clamar às autoridades locais mais atenção para políticas públicas que possam reduzir a violência do trânsito de Sinop. Os manifestantes entregaram para os vereadores um documento com uma pauta de ações, proposta para a administração municipal.

O presidente da Câmara, Ademir Bortoli (PMDB), abriu a tribuna para os manifestantes exporem seu clamor. Claudionor Lima, noivo de uma das vítimas de trânsito em Sinop neste ano, fez o uso da fala. Em seu discurso, ele listou o aumento da frota urbana do município nos últimos anos, frisando o constante aumento no número de obtidos no trânsito. “Em 2015, foram 50 vítimas fatais no trânsito de Sinop. Em 2016, esse número cresceu para 54 pessoas. Pessoas que perderam sua vida no trânsito. Em 2017 já são 19 famílias que perderam seus entes queridos. O que nós estamos fazendo para que outras famílias não chorem amanhã?”, indagou o manifestante.

Claudionor disse que a mobilização das famílias que perderam pessoas no trânsito de Sinop tem como único objetivo proteger a vida. Ele pediu para que a gestão pública procure soluções definitivas, a longo prazo, ao invés de fazer paliativos. Ou seja, parar de pensar no trânsito como “colocar mais uma lombada”, e fazer um estudo aprofundado da mobilidade urbana de Sinop, acabando com os pontos de risco.

Antes de expor as reinvidicações do grupo, Claudionor começou a listar entre os presentes os pais, mães, irmãos, esposas e maridos que perderam seus familiares, vítimas de acidentes de trânsito. Foi um momento de muita emoção em que a pessoa se levantava em meio a plateia, e o orador falava o nome da vítima fatal.

 

Pautas da caminhada

O documento traz reivindicações pontuais para o trânsito de Sinop. A primeira e mais basal, foi a contratação de um especialista em trânsito para elaborar uma análise profunda da mobilidade urbana de Sinop. A intenção é que esse especialista possa apontar as ações necessárias, obras e políticas públicas, para reduzir a mortalidade do trânsito local.

O documento também ventila a necessidade de implantar travessias elevadas, remover e reajustar as rotatórias menores que já não comportam o volume de tráfego, bem como a utilização de radares para reduzir a velocidade dos veículos.

Os manifestantes também pediram a devolução da Guarda de Trânsito para as ruas, frisando que o efetivo de 51 agentes está fracionado com 14 servidores no aeroporto e 6 na prefeitura, em funções administrativas. “É preciso aumentar esse efetivo”, acentuou Claudionor.

O documento foi entregue para a presidência da Câmara. Membros da base da prefeita Rosana Martinelli (PR), se comprometeram em agendar uma audiência com a chefe do executivo municipal para levar a diante a pauta de reivindicações, o que deve ocorrer ainda esta semana.