Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Fasipe deixa de ser faculdade para virar Centro Universitário

MEC confirmou elevação da instituição em portaria publicada nesta segunda-feira (11)

Geral | 11 de Novembro de 2019 as 13h 55min
Fonte: Jamerson Miléski

O MEC (Ministério da Educação e Cultura), publicou hoje, segunda-feira (11), a portaria 1.972/2019, que oficializa a elevação da Fasipe à condição de Centro Universitário. A Câmara de Educação Superior já havia se posicionado pela elevação da instituição, mas a homologação só foi formalizada hoje. O credenciamento da instituição tem validade de 5 anos.

A instituição de ensino que nasceu em Sinop, em uma sala alugada, agora deixa o título de “faculdade” para se tornar um Centro Universitário. A Fasipe foi fundada no ano de 2002 pelo empresário e educador Deivison Pinto. Quase 17 anos depois a instituição atinge o posto de Centro Universitário – um antes de ser consolidada como “Universidade”, patamar máximo da educação superior no Brasil.

Como Centro Universitário, a Fasipe passa ter autonomia para criar, organizar e extinguir cursos e programas de educação superior. A instituição também passa ter liberdade para emissão de diplomas de conclusão de curso.

Para uma faculdade ser elevada à Centro Universitário é preciso cumprir uma série de requisitos. A instituição precisa demonstrar condições econômicas, financeiras e estruturais elevadas, bom desempenho nos cursos que oferece e um quadro de professores estável e com formação elevada.

Quanto aos cursos, a Fasipe detém conceito 5 (máximo), expedido pelo MEC – o que cumpre a exigência. Os centros universitários também precisam ter um quinto do corpo docente contratado em tempo integral. Um terço do corpo docente, obrigatoriamente, deve possuir mestrado ou doutorado.

A candidata a Centro Universitário precisa ter 8 cursos de graduação reconhecidos e com conceito satisfatório na avaliação externa in loco realizada pelo Inep. A instituição também deve possuir programa de extensão institucionalizado nas áreas de graduação que oferece, programa de iniciação científica orientado por doutores ou mestres e não terem sido penalizadas em decorrência de processo administrativo de supervisão nos últimos dois anos.

Para atingir o patamar de Centro Universitário, a Fasipe teve que manter uma oferta regular de cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas de conhecimento, mantendo uma estreita articulação com entidades organizadas em torno de empregos, carreiras e profissões técnicas ou intelectuais.

Atualmente a Fasipe agrupa 6 mil acadêmicos matriculados na sua unidade de Sinop, em 19 cursos ativos. São mais de 400 colaboradores. Em franca expansão, a Fasipe já possui uma unidade em Cuiabá e Rondonópolis. O plano de expansão anunciado pelo diretor fundador, Deivison Pinto, é de, nos próximos 5 anos, estar presente em 12 cidades de Mato Grosso.