Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 01 de Maio de 2024

Menu

Fiscalização

Fiscais da Sema apreendem 196 kg de pescado dentro de caixa térmica em MT

Os peixes serão periciados e, caso estejam bons para consumo, serão doados

Geral | 20 de Abril de 2017 as 10h 13min
Fonte: G1 MT

Pescado foi apreendido dentro de caixa térmica em Santo Antônio do Leverger | (Foto: Sema-MT/Divulgação)

Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreenderam, na terça-feira (18), 196 kg de pescado irregular e quatro redes de pesca no município de Santo Antônio do Leverger, a 511 km de Sinop. De acordo com a Sema, a ação foi realizada em conjunto com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, mas ninguém foi preso.

Conforme a equipe de fiscalização, os peixes apreendidos era das espécies cachara, pacu e pintado e foram encaminhados para a Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado do Mato Grosso (Politec), onde serão avaliados. Caso ainda possam ser consumidos, os peixes deverão ser doados a institutições filantrópicas.

De acordo com o coordenador de Fiscalização de Fauna e Flora da Sema, Júlio Reiners, o pescado estava escondido dentro de uma caixa térmica deixada no meio do matagal, próximo ao Rio São Lourenço. Nos próximos dias, segundo ele, serão lavrados os autos de infração. As multas para a pesca irregular variam de R$ 700 a R$ 100 mil.

Regras

 

Embora esteja fora do período de defeso da piracema, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadaspela legislação estadual. São proibidos, por exemplo, o uso de apetrechos de pesca como tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso. Além disso, as medidas mínimas dos peixes, que constam na carteira de pesca do Estado, devem ser respeitadas.