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Aviação

Força Aérea testa instrumentos do Aeroporto de Sinop

Voo de aferição verificou a precisão os equipamentos de auxilio aos pousos e decolagens

Geral | 21 de Dezembro de 2017 as 18h 29min
Fonte: Jamerson Miléski

| Assessoria

A equipe do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), órgão vinculado a Força Aérea Brasileira, realizou na tarde desta quinta-feira (21), uma sequência de manobras para verificação dos instrumentos instalados no Aeroporto de Sinop. O procedimento é parte crucial do processo de homologação dos equipamentos de auxilio à navegação das aeronaves no aeródromo.

Para realizar os testes nos instrumentos, o GEIV designou 7 militares com uma aeronave. O grupo realizou um voo de 40 minutos sobre as duas cabeceiras da pista do aeroporto. Também foram feitas medições em solo. O principal objetivo do GEIV foi aferir o funcionamento dos PAPI’s (Precision Approach Path Indicator, ou Indicador de Precisão de Trajetória de Aproximação, em português). Esse equipamento, instalado na cabeceira das pistas, auxilia no pouso, informando ao piloto, através da sinalização com luzes, a altitude e posicionamento da aeronave em relação à pista.

Os militares também testaram a RNAV (Area Navigation), que é um método de navegação que otimiza a operação de aeronaves em condições de baixa visibilidade. O RNAV funciona como uma carta de voo com uma rota de aproximação do aeroporto traçada, lida com sinal de GPS, que guia o piloto para o procedimento de pouso em condições pouco favoráveis.

Segundo a secretária de Finanças de Sinop, Ivete Mallmann, que acompanha o processo de aparelhamento do Aeroporto, o relatório produzido pela equipe do GEIV será encaminhado para o Cindacta 4 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), a quem cabe dar o parecer final para homologação. “Estando tudo ok, o próximo passo é a certificação dos equipamentos e a destinação das cartas do RNAV para os pilotos. São apenas mais alguns procedimentos para que os instrumentos do Aeroporto de Sinop sejam homologados em definitivo”, garantiu Ivete,

A homologação do PAPI e da RNAV, com o funcionamento pleno da EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo), representa um avanço na segurança e capacidade de operação do aeroporto de Sinop. Esse conjunto de instrumentos facilita o acesso das aeronaves à pista, o que deve diminuir de forma considerável o cancelamento de voos em função do mal tempo.

 

Mais R$ 8 milhões

Esta semana o Governo Federal assinou com o Governo de Mato Grosso um convênio para o repasse de R$ 8 milhões, a serem investidos no Aeroporto de Sinop. O dinheiro será aplicado pelo Governo do Estado, que detém a concessão do aeródromo. Nesse pacote de investimentos está previsto a ampliação do terminal de embarque e desembarque de passageiros, além da regularização da cerca no entrono da pista – outra medida que reflete na segurança da aviação.

A expectativa é de que as obras iniciem nos primeiros meses de 2018.