Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Força Tática vai desbloquear estrada de acesso ao Lixão

Polícia Militar dará suporte para o cumprimento da liminar expedida pela justiça

Geral | 11 de Dezembro de 2015 as 10h 36min
Fonte: Jamerson Miléski e Eder Seger

Uma equipe da Força Tática foi designada na manhã dessa sexta-feira (11), para dar apoio no desbloqueio da estrada Jacinta, liberando o acesso para o lixão municipal. Os policiais irão acompanhar o oficial de justiça que fará cumprir a liminar expedida na tarde de ontem, quinta-feira, determinando a liberação da via. O desbloqueio foi pleiteado judicialmente pela prefeitura de Sinop.

Além da Força Tática, uma guarnição da PM acompanha a ação, que deve ser pacífica. A estrada foi bloqueada na segunda-feira (7), por catadores de lixo, população vizinha ao lixão e empresários. O ato foi em protesto aos constantes incêndios registrados no local, propagando fumaça para toda a região no entorno.

Durante o bloqueio os caminhões de disk-entulho, freteiros e outros veículos carregados com resíduos foram impedidos de transitar. Com a liminar expedida pela justiça, que será cumprida com o suporte da polícia, a situação será normalizada.

 

Fim do lixão

A solução definitiva para o problema reclamado pela população está próxima. O município segue o cronograma firmado com o poder judiciário, que determinou um prazo para que a prefeitura destine todos os resíduos urbanos em um aterro sanitário legalizado – suspendendo com isso o depósito de lixo ao longo da Estrada Jacinta.

A licitação para coleta, transbordo e destinação final do lixo está em curso. As propostas de preço foram abertas ontem, quinta-feira (10). Se tudo correr dentro do previsto, sem recursos judiciais por parte dos participantes, o serviço deve ser contratado antes do final de janeiro. Ou seja, em fevereiro o Lixão deixa de receber lixo.

O fim do Lixão irá custar para a prefeitura de Sinop R$ 17,2 milhões por ano. Aliás, para a prefeitura não. Quem irá pagar essa conta é a população, através da Taxa do Lixo. O valor será rateado entre os 130 mil habitantes de Sinop.