Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Busca do ouro

Forças de segurança fazem operação em garimpo ilegal em Mato Grosso

Área está ocupada pela quarta vez por homens armados em busca de ouro

Geral | 24 de Janeiro de 2017 as 09h 39min
Fonte: G1 MT

Garimpo ilegal da Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, foi invadido pela quarta vez em MT | (Foto: Reprodução/TVCA)

As forças da segurança pública de Mato Grosso fazem uma operação na manhã desta terça-feira (24) na área do garimpo ilegal de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá. A área, de propriedade da União, que em 2015 ficou conhecida como 'Nova Serra Pelada', está ocupada pela 4ª vez por homens armados desde dezembro de 2016.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) uma incursão na área do garimpo ilegal envolve as forças integradas da segurança pública: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Politec, além das forças especializadas do Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra), Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) e Força Tática.

Conforme a Sesp, a operação pretende coibir as práticas de crimes na área do garimpo, como extração ilegal de ouro, porte de arma e crimes ambientais.

A secretaria deve apresentar detalhes da ação e resultados no período da tarde, durante uma coletiva de imprensa às 14h no Comando Regional da PM em Pontes e Lacerda.

 

Garimpo

 
A Serra da Borda começou a ser ocupada em setembro de 2015 com a descoberta de jazidas de ouro. Após a fama de "ouro fácil" se espalhar, principalmente pelas redes socias, cerca de oito mil pessoas foram para a área.